ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

'Não achamos o brinquedo perigoso', diz pai de menina ferida em praça

Segundo Fernando Siqueira Inácio, a menina - que só enxerga com o olho direito - ficou tonta, caiu e ficou presa no brinquedo inclusivo

| ACidadeON/Ribeirao


Bombeiros socorrerm menina que sofreu acidente em brinquedo na Praça da Bicicleta (Fotos: Fernanda Freitas / A Cidade)

"Não achamos o brinquedo perigoso, o que aconteceu foi apenas um infortúnio", afirma Fernando Siqueira Inácio, pai da menina de 7 anos que sofreu um acidente ao utilizar um dos brinquedos do playground inclusivo na Praça da Bicicleta, no Jardim Irajá, zona Sul de Ribeirão Preto, e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros no domingo (24).

Segundo o pai da menina, Letícia - que só enxerga com o olho direito, pois teve o globo ocular esquerdo retirado após um câncer de retina - foi utilizar o brinquedo quando alguém do Projeto orientou os pais que o brinquedo não poderia ter muitos usuários ao mesmo tempo.

Letícia e as crianças que ficaram nele começaram a rodar o brinquedo, mas a menina ficou tonta e caiu. "No que ela caiu, eu vi que o brinquedo começou a rodar e 'prender' ela, a torcendo. Ela não colocou o pescoço no brinquedo", explica.

Após correr e parar o brinquedo com a própria perna para retirar a menina , Fernando explica que Letícia começou a chorar.  

"Ela, que não é de chorar, chorou e pediu para ir embora porque estava com dor. Depois de cinco minutos, fui pegá-la para levá-la ao carro e ela reclamou então achei melhor ligar para o Corpo de Bombeiros para perguntar se havia algum procedimento que deveria seguir", diz o homem, que é presidente da Instituição Amor com Amor.

Porém, após descrever que a menina não conseguia mexer o pescoço, o Corpo de Bombeiros enviou uma equipe do Resgate ao local. "Fomos para um canto da praça para fazerem o atendimento, a imobilizaram e a levaram para a 13 de maio [UPA], onde ela ficou duas horas em observação", afirma.

Fernando explica que apesar do evento ter sido muito bom, ele ligou para os bombeiros para ter toda a cautela com a filha. "Fiz o que faria até por outra criança, estava tomando os cuidados com a minha filha". 

Outro lado 

Em nota, a Bild Desenvolvimento Imobiliário informou que todos os brinquedos inclusivos que fazem parte do "Projeto Duda Nalini - Dia de Parque (Diversão - Integração - Acessibilidade)" possuem placas informativas (com regras e instruções de uso). No brinquedo onde aconteceu o acidente, a placa informa a capacidade do brinquedo: quatro crianças de 0 a 14 anos, sendo dois assentos exclusivos para crianças em cadeiras de rodas.  

"A placa informa ainda que a cadeira de rodas deverá estar travada e que o uso incorreto do brinquedo pode trazer danos à estrutura do equipamento e comprometer a segurança dos usuários. A regra de uso do brinquedo inclui que a rampa de acesso da cadeira de rodas deve ser aberta somente para entrar ou sair com a cadeira e que, em uso, a rampa deve estar fechada", diz a nota.

A Bild também explica que o uso dos brinquedos deve seguir as orientações das placas explicativas localizadas em cada brinquedo. É imprescindível que toda criança esteja acompanhada por adultos responsáveis e que seja respeitado, principalmente, o número limite de crianças em cada brinquedo, bem como a idade.  

"É importante que na ausência de cadeiras de rodas, o espaço esteja vazio, respeitando o assento exclusivo para crianças em cadeiras de rodas. A Bild irá reforçar as orientações escritas nas placas para que as pessoas se habituem a seguir todas as orientações de uso nos espaços reservados para crianças em cadeiras de rodas", conclui. 


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Veja também