
Um vigilante terceirizado foi afastado das funções após fazer churrasco nas dependências do Cemitério da Saudade, na zona Norte de Ribeirão Preto. O fato teria ocorrido na madrugada da última sexta-feira (22), mesmo período em que ladrões saquearam 22 peças de bronze em 19 túmulos.
Nesta quarta-feira (27), ACidade ON teve acesso à lista dos objetos furtados durante o turno do funcionário afastado. Apesar de a Secretaria Municipal de Infraestrutura não confirmar os furtos, o chefe de Divisão de Cemitérios Municipais, Manoel Carlos Sabino, informou que o levantamento é oficial e deve ser registrado na polícia.
"Foi um único fato, isolado. De manhã, quando ele [vigilante] saiu, deixou vestígio como pedaço de carne e a caixa de uma churrasqueira elétrica", afirmou Sabino.
Apesar de informar que o churrasco foi um fato isolado, Sabino enviou um comunicado a todos os vigilantes do cemitério ordenando que "não durmam em serviço ou façam churrasco dentro do local". O chefe ainda determina que os vigilantes cumpram suas funções durante o período de trabalho: "Realizem as rondas, conforme determinado, evitando assim que elementos (sic) furtem bronze neste local".
No comunicado, Sabino ainda avisa que o último dia 21 não será pago à empresa Totem Sistemas de Segurança, responsável pela vigilância no Cemitério da Saudade.
Com fome
A Totem disse que o vigilante, que tem 29 anos de idade, está suspenso até o dia 30 de junho e que o departamento jurídico da empresa ainda irá analisar uma possível demissão por justa causa.
"Ele disse que estava com fome e assou um bife, mas isso não justifica", comentou o diretor de operação da empresa, Edson Lima. Nenhum outro dos cinco vigilantes daquele turno teria participado do churrasco.
O representante da empresa disse, contudo, que a churrasqueira elétrica que teria sido utilizada pelo vigilante pertence ao cemitério e ficaria em uma copa no local.
Já Sabino disse que o vigilante não teria acesso a essa copa e que há um outro local apropriado para as refeições. "Como não estava executando o serviço dele, a gente acaba cortando esse vigilante, porque pagamos por serviço executado", explicou Sabino.
Furtos de objetos de bronze
Por meio de nota, a Totem disse desconhecer qualquer furto no interior do cemitério. "Até porque não houve o registro de nenhuma ocorrência em delegacia de polícia ou notificação pelo gestor do contrato", informou.
Outro lado
Por meio de nota de imprensa ao ACidade ON, a Secretaria Municipal de Infraestrutura disse que supervisiona os três turnos do serviço terceirizado do Cemitério da Saudade.
"A empresa que presta o serviço de segurança já tinha sido notificada oficialmente sobre o ocorrido e tomará as devidas providências", finaliza.
