ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Aplicativo mostra remédios disponíveis em farmácias da prefeitura

Usuários também vão poder acompanhar datas de consultas médicas, cujas faltas ultrapassam 30% na rede pública municipal de Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao


A faxineira Irene Vicente: sem perder tempo de procurar (Foto: Ricardo Canaveze / ACidade ON)
 

Um aplicativo de celular lançado no início desse mês indica quais remédios estão disponíveis e a quantidade de cada medicamento nas farmácias da rede pública de saúde de Ribeirão Preto.  

Também por meio do aplicativo o paciente poderá acompanhar os agendamentos de consultas e localizar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.  

"Para a gente que mora longe, facilita bastante. Não precisa perder a viagem", disse a auxiliar de limpeza Francis Joice Rodolpho, de 30 anos.  Ela reside no Heitor Rigon e buscava atendimento na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) do Quintino 2, na manhã desta quarta-feira (11).

Já a faxineira Irene Aparecida Vicente, 48, afirmou que já precisou de um medicamento e chegou a perder a viagem ao não encontrá-lo na farmácia da UBDS do Quintino 2.  

"Às vezes, o Diazepam está em falta. Mas com o aplicativo será ótimo porque não vou mais perder tempo de até a farmácia  quando não tiver", disse.  

A cabeleireira Neubi Helena de Oliveira, 58, aprovou a ideia do aplicativo da Saúde.  

"É maravilhoso porque a gente perde muito tempo atrás do remédio. Faz três meses que minha mãe faleceu e todo remédio que ela precisava não tinha. O do coração custava quase R$ 330. Aí, a gente rodava nos postos para ver se achava. Tomara que o aplicativo funcione", declarou.  

Como fazer  

O paciente precisa atualizar seu cadastro no site e no aplicativo. Somente após esse procedimento é que começará a receber as notificações.  

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O APLICATIVO  

É necessário ter em mãos os números do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e do Hygia (prontuário eletrônico). O usuário digita seu e-mail para receber uma senha.  

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOVA SENHA  

A cabeleireira Neubi de Oliveira: ideia do aplicativo é boa (Foto: Ricardo Canaveze / ACidade ON)
 

Consultas  

O paciente também poderá pesquisar data, horário e local de suas consultas, além da agenda de vacinação e verificar a disponibilidade do resultado de exames.  

O secretário da Saúde de Ribeirão, Sandro Scarpelini, afirmou que as faltas em consultas ultrapassam 30% na rede pública municipal. A Saúde, contudo, não informou quantas consultas esse dado representa.  

"Esta ferramenta [o aplicativo] colabora para redução de faltas às consultas, filas nas unidades, sem contar a comodidade e tranquilidade de acessar as informações importantes com muito mais agilidade", disse o secretário, por meio de nota publicada pela Saúde.  

O aplicativo Saúde Digital foi desenvolvido pela Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto). O custo não foi informado.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários