Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Aluno de Ribeirão Preto é primeiro colocado em Olimpíada

Guilherme Machado soma sua 17ª medalha, desta vez de ouro, na Olimpíada Brasileira de Informática

| ACidadeON/Ribeirao

 

Guilherme Machado tem várias medalhas em competições de raciocínio (Foto: Divulgação)

Composta por três fases, a Olimpíada Brasileira de Informática levou estudantes de diferentes escolas a participarem de provas que testavam o raciocínio lógico e em computação, sem o uso da máquina. Durante a competição, entre as 24.134 pessoas que participaram da OBI, sendo 124 de Ribeirão Preto, o estudante do Liceu Albert Sabin, Guilherme Machado, de 14 anos, se destacou garantindo o primeiro lugar. 

Ele já tinha demonstrando bom desempenho em outras competições científicas em níveis estadual e nacional. "O interesse pelas olimpíadas surgiu quando eu ganhei minhas primeiras medalhas no 6° ano; depois disso, não parei mais e, hoje, somo 17 medalhas nas áreas de Matemática, Física, Robótica, Informática e Astronomia. Já ganhei algumas medalhas de ouro, mas, em primeiro lugar, só esta", revela. 
 
A OBI está organizada em duas modalidades, sendo cada uma dividida em níveis. Guilherme competiu na modalidade Iniciação Nível 2, em que os estudantes concorrem resolvendo problemas de lógica e de computação. Foram três fases classificatórias. Ele acertou 84 das 85 questões no total.  

"Sempre gostei de Informática e já fiz cursos nessa área, e ser o primeiro colocado realmente me deixou muito feliz", ressalta.  

Segundo a diretora, professora Margaret de Oliveira Guimarães, Guilherme estuda na Escola desde a Educação Infantil e ela se orgulha do desempenho do aluno. "Saber que podemos contribuir, de alguma forma, para a boa formação de nossos alunos muito nos alegra. Guilherme é um estudante dedicado e prova disso são as medalhas que coleciona das olimpíadas de que participou", finaliza.