Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Em Ribeirão, IPTU pode ser pago com desconto até esta sexta (11)

Munícipe que optar pela divisão, também pode pagar a primeira parcela até sexta; Prefeitura de Ribeirão alerta contra golpe

| ACidadeON/Ribeirao

Esta sexta-feira (11) é o prazo para o pagamento do IPTU com desconto (Foto: Matheus Urenha / Arquivo A Cidade)


O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de Ribeirão Preto pode ser pago com 10% de desconto até esta sexta-feira (11), mesma data em que poderá ser paga a primeira parcela para quem optar pela divisão em 12 vezes.

Segundo a Prefeitura de Ribeirão Preto, serão entregues cerca de 312 mil carnês. Por causa de um erro na impressão dos carnês das residências dos bairros Liliana Tenuto Rossi e Cristo Redentor, uma nova remessa foi enviada às residências dos munícipes destes bairros. Por este motivo, o vencimento do pagamento da cota única com desconto e do valor parcelado será no dia 31 de janeiro.

Quem não receber o carnê do IPTU até a data do vencimento da primeira parcela ou do pagamento à vista, pode retirar os boletos diretamente na Secretaria da Fazenda, na rua Lafaiete, 1.000, ou no Poupatempo, no NovoShopping, na avenida Presidente Kennedy, 1.500. No site da prefeitura também é possível visualizar e imprimir a segunda via dos carnês, mas é preciso ter o número do cadastro do imóvel.  

O munícipe pode pagar seu carnê em qualquer agência bancária, Correios, casas lotéricas ou pela internet até a data de vencimento de cada parcela.  

Neste ano, o reajuste foi de 4%, conforme o percentual de variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ocorrido nos últimos 12 meses (entre novembro de 2017 a outubro de 2018). Para o cálculo, foi utilizada a mesma metodologia do ano passado, considerando outubro como mês base.

Prefeitura alerta contra golpe 

A prefeitura também informa que contribuintes entraram em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda reclamando sobre o recebimento de um e-mail contendo um boleto para pagamento em cota única do IPTU, com desconto de 15%.

Entretanto, a Secretaria informa que se trata de um golpe e que o órgão envia os carnês do IPTU apenas para o endereço residencial dos contribuintes e não pela Internet.

Os técnicos orientam os contribuintes que receberem qualquer material relacionado à cobrança de IPTU pela Internet a não abrirem o link. "Isso pode gerar um boleto para a pessoa efetuar o pagamento para a conta de um terceiro ou até mesmo contaminar o computador dela com algum tipo de vírus", esclarece Júlio Cesar Delfini.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também