Aguarde...

ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Secretaria vai revisar segurança das 5,3 mil escolas do Estado

Educação tomou a medida após ataque em colégio de Suzano (SP); em Ribeirão Preto, a rede estadual conta com 82 unidades e especialista defende união entre o Estado e famílias de alunos

| ACidadeON/Ribeirao

A Rede Estadual de Educação conta com 82 escolas em Ribeirão Preto (Foto: F.L. Piton / Arquivo A Cidade)
 
Após o ataque em uma escola de Suzano (SP), na Região Metropolitana de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria da Educação do Estado afirmou que todas as 5,3 mil escolas da rede terão os procedimentos de segurança revisados. Em Ribeirão Preto, a rede pública estadual conta com 82 unidades de ensino.  

Em comunicado divulgado na noite de quarta, a Secretaria da Educação informou que está em estudo um projeto para reforço à segurança nas escolas mais vulneráveis.  

Especialista ouvido pelo ACidade ON afirma que deve haver união entre o Estado, professores, funcionários e familiares dos alunos para que medidas possam ser concretas e colocadas em prática.  

O psicanalista Manoel Ferreira, que atua em segurança pública, diz que ataques como o ocorrido em Suzano são difíceis de serem evitados, porém, é possível diminuir os riscos e ampliar a segurança de estudantes, professores e funcionários dentro das escolas.  

"Os pais têm que exigir do governo a segurança nas escolas, mas uma segurança fixa, porque infelizmente nós sabemos que policiais vão para uma escola, saem de lá, e vão para outra, deixa aquela vulnerável e aí vai", aponta o especialista, que acredita que as escolas devam ter mais atenção para que possam ter segurança fixa e monitoramento mais aprimorado.  

"É dificultar o acesso a escola, e isso tem que ser feito o quanto antes", conclui.  

Na rede municipal
 
Já em Ribeirão, uma CEE (Comissão Especial de Estudos) aberta na Câmara Municipal, que analisa a segurança nas escolas desde 2017, acredita que é urgente que a cidade adote uma unidade de monitoramento para garantir que os alunos estejam protegidos nas escolas, em especial, na rede municipal. A rede municipal em Ribeirão conta com 109 unidades de ensino. 

A vereadora Gláucia Berenice (PSDB), presidente da comissão, afirmou que vai propor a Prefeitura para que sejam adotadas medidas de segurança.  

"Nos últimos anos temos visto muitas invasões nas escolas. Colocar um Guarda Municipal em cada unidade é inviável. Temos que colocar a tecnologia, porque precisamos de um outro patamar, em razão da quantidade de próprios municipais. É muito difícil realizar um monitoramento físico", completa a vereadora.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook