Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

ID Jovem oferece descontos e viagens gratuitas a pessoas de 15 a 29 anos

No Estado de São Paulo, 61,3 mil jovens participam de programa federal, que também garante isenção na taxa de inscrição do Enem

| ACidadeON/Ribeirao

ID Jovem oferece gratuidade no sistema de transporte coletivo interestadual  (Foto: Pixabay)

 

Você tem entre 15 e 29 anos, tem a renda familiar de até dois salários mínimos e está inscrito no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses? Saiba que você tem direito de participar do programa ID Jovem (Identidade Jovem), que lhe dá direito à meia-entrada em eventos culturais e gratuidade e descontos no sistema de transporte coletivo interestadual. O benefício também é válido para não-estudantes.

Nas viagens, por exemplo, são reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.  

No Estado de São Paulo, 61,3 mil jovens participam do programa, que também garante isenção na taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), conforme disposto no Decreto 8.537/2015. 

Como me inscrever? 

A inscrição no programa pode ser feita por um aplicativo de celular ou pelo site. Para emitir o cartão, é necessário informar o NIS (Número de Identificação Social), vinculado à inscrição do Cadastro Único para Programas Sociais do governo.  

Se você não sabe o seu número do NIS, é possível consultá-lo em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

Você pode ajudar o jornalismo sério

A missão do ACidade ON é fazer um jornalismo de qualidade e credibilidade. Levar informação confiável e relevante, ajudar a esclarecer e entender os fatos, sempre na busca de transformação. E o seu apoio é fundamental. Ajude-nos nessa missão para construir uma sociedade mais crítica e bem informada.

Apoie o bom jornalismo.

Já é assinante? Faça seu login.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON