Aguarde...

cotidiano

Por que Havan de Ribeirão não tem Estátua da Liberdade?

Internautas passaram a questionar o ACidade ON se o local receberia a réplica; Estátua de São Carlos foi incendiada no dia 31

| ACidadeON/Ribeirao

Havan de Ribeirão Preto não tem a Estátua da Liberdade (Imagem: Reprodução / Google)

Instalada desde 30 de novembro de 2013, a loja da Havan de Ribeirão Preto não tem a réplica da Estátua da Liberdade como ocorre em várias unidades espalhas pelo Brasil.

Vários internautas questionaram o ACidade ON sobre o motivo da estátua não ter sido colocada em Ribeirão Preto. Isso ocorreu após uma dessas estátuas, localizada na cidade de São Carlos, ter sido incendiada (veja vídeo abaixo) na manhã do dia 31 de dezembro de 2019.

Em 2014, quando questionamento semelhante surgiu, a assessoria da Havan já havia informado que, no projeto original da unidade da cidade, não constava a Estátua da Liberdade. Nem todas as unidades recebem a réplica.

No entanto, vale destacar que mesmo que a Havan desejasse instalar a estátua, a Lei Cidade Limpa, em vigor em Ribeirão Preto desde 2012, impediria tal ideia.

O ACidade ON questionou, nesta sexta-feira (2), a prefeitura sobre o caso. "A Secretaria da Fazenda, por meio do setor do Cidade Limpa, informa que não consta expedição de autorização para instalação da réplica da estátua da Liberdade nos termos da Lei 12.730/12 (Cidade Limpa)", informou a prefeitura, via assessoria. 
 


Fogo

A estátua da Havan, localizada na rodovia Washington Luís, foi incendiada no dia 31 de dezembro. Várias pessoas que transitavam pela via, filmaram o momento do incêndio (veja vídeo acima).

O proprietário da rede de lojas, Luciano Hang, disse ainda no dia 31 que o caso seria terrorismo.

"O ataque terrorista feito nesta madrugada em São Carlos é um ataque feito contra os 210 milhões de brasileiros. Lá atrás, quando os terroristas que queriam tomar conta do nosso Brasil, eles sequestravam, roubavam cargas, explodiam aeroportos, tocavam o terror no nosso país", disse.

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) também saiu em defesa de Hang e da Havan. Nas redes sociais, ele publicou uma foto vestindo a camisa do time do Cascavel, equipe paranaense que é patrocinado pela Havan.

Segundo a Polícia Civil de São Carlos, o incêndio foi criminoso. O motorista de um carro que parou na loja de departamentos durante a madrugada é o principal suspeito.

Mais do ACidade ON