Aguarde...

cotidiano

Coronavírus: Região de Ribeirão Preto tem 4 casos suspeitos

Cidade de Ribeirão Preto anunciou o primeiro suspeito nesta quinta; Também são investigados casos em Franca, Barretos e Batatais

| ACidadeON/Ribeirao

No Estado de São Paulo, o Ministério da Saúde investiga 55 casos suspeitos do novo coronavírus (Foto: Warley de Andrade/TV Brasil)
 
A região de Ribeirão Preto tem quatro casos suspeitos de pessoas infectadas com o coronavírus (Covid-19). Nesta quinta-feira (27), foram notificados pacientes com suspeita de terem contraído a doença em Ribeirão Preto, Batatais e Barretos. Na quarta-feira (26), Franca já tinha anunciado um caso suspeito em Franca.  

Na tarde desta quinta, o Ministério da Saúde informou que são 55 casos suspeitos no Estado de São Paulo. Até o momento, o único caso confirmado do novo coronavírus no Brasil é de um homem de 61 anos, morador da capital paulista, que viajou para o Norte da Itália a trabalho. 


Link relacionado
Tudo o que você precisa saber sobre o novo coronavírus  
 

De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o aumento dos casos suspeitos de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Brasil, se dá em razão da inclusão da Itália como país com alerta de risco.  

"Até a sexta (21), antes do carnaval, só tínhamos nexo de caso com a China, passamos a incluir Coreia do Sul e o Japão. Ali, já aumentaram os casos suspeitos, porque pessoas poderiam passar a viajar para o Japão. Na segunda (24), incluímos a Itália. Com inúmeras combinações de conexões [aéreas], era muito claro que aumentaria os casos suspeitos", disse o ministro da Saúde, Henrique Mandetta.  
 

Na região
 
Em Barretos, a secretaria municipal da Saúde investiga o caso de uma mulher que apresentou os sintomas após ter tido contato direto com outra pessoa, que veio do Japão há menos de 10 dias.  

Segundo a pasta, a paciente permanece em isolamento domiciliar, sendo monitorada por profissionais da secretaria da Saúde, mas conta com sinais clínicos estáveis. Material foi coletado da paciente e enviado para análise.  

A prefeitura de Batatais também divulgou que acompanha um caso suspeito. De acordo com comunicado, trata-se de um homem de 59 anos, que chegou de Madri, na Espanha, na quarta-feira (26). Ele começou a apresentar sintomas nesta quinta, e aguarda o resultado de exames.  

O primeiro paciente com suspeita do coronavírus na região foi divulgado na quarta-feira. Secretaria municipal da Saúde de Franca investiga os sintomas apresentados por uma estilista de 36 anos, que tinha viajdo para Milão, no norte da Itália. Ela permanece em observação dentro de casa, enquanto aguarda o resultado de exames.  

Suspeito de Ribeirão
 
Já o paciente com suspeita do contágio do novo coronavírus em Ribeirão Preto, trata-se de um empresário de 42 anos, que havia viajado a trabalho para Milão. Segundo o departamento da Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto, o paciente chegou ao Brasil no dia 22 de fevereiro, mas se manteve recluso em casa durante o Carnaval.  

Ele passou a apresentar os sintomas na quarta-feira (26), e está em quarentena, dentro da própria residência, isolado dos familiares. Apesar disso, a secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou que cinco pessoas da família, com quem ele teve contato, também estão sendo acompanhados (com EPTV).  
 

Leia mais:
Ribeirão Preto tem primeiro caso suspeito de coronavírus  

Homem com suspeita de coronavírus teve contato com 5 pessoas  

Lenço e sabão são mais eficazes que máscara, diz médico do HC  

Saúde confirma primeiro caso de coronavírus em São Paulo

Mais do ACidade ON