Aguarde...

cotidiano

Prefeitura volta atrás e extrai 49 árvores da Via do Café

Executivo de Ribeirão Preto tinha informado, em outubro de 2019, que a obra não precisaria da remoção de árvores, mas o projeto mudou

| ACidadeON/Ribeirao

Avenida recebe obras do programa Ribeirão Mobilidade (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Ribeirão Preto confirmou, nesta quinta-feira (14), a extração de 49 árvores da avenida do Café, na zona Leste, para as obras do Ribeirão Mobilidade.

Ocorre que em outubro de 2019, portanto há seis meses, a mesma prefeitura tinha garantido em nota oficial enviada à redação do ACidade ON que a obra não acarretaria a retirada de árvores (clique aqui e relembre a reportagem).

Segundo o Executivo, a mudança ocorreu porque as árvores estavam "localizadas em trechos que impediriam a construção da ciclovia e de toda a estrutura na avenida". "Das 49 árvores, 35 eram exóticas (que não são do nosso bioma) e 14 eram nativas. Além disso, parte delas estava condenada", disse a prefeitura, em nota.

De acordo com a Prefeitura, para compensar a retirada dessas árvores, serão plantadas 350 mudas no entorno da avenida do Café e outras 35 mudas serão doadas ao horto municipal.


A obra

Ao longo dos 3,2 quilômetros da avenida do Café, na zona Oeste de Ribeirão Preto, estão sendo implantados um corredor do transporte coletivo urbano, ciclovia e novo paisagismo. A obra vai do Parque Maurílio Biagi até o campus da USP. Custo é de quase R$ 15 milhões. 


CONFIRA, NA ÍNTEGRA, A NOTA DA PREFEITURA:
A Secretaria Municipal de Obras Públicas informa que 49 árvores localizadas na avenida do Café precisaram ser extraídas para dar andamento à implantação do corredor de ônibus no local. As unidades precisaram ser retiradas por estarem localizadas em trechos que impediriam a construção da ciclovia e de toda a estrutura na avenida. Das 49 árvores, 35 eram exóticas (que não são do nosso bioma) e 14 eram nativas. Além disso, parte delas estava condenada.
A Pasta ressalta que, na própria avenida e em seus arredores, serão plantadas 350 mudas de árvores e outras 350 mudas serão doadas ao Horto Municipal, conforme o licenciamento ambiental.
Informa ainda que, como já divulgado, no local está sendo realizada a implantação do corredor de ônibus na avenida ao longo de seus 3,23 quilômetros de extensão via, ou seja, toda a distância da USP até a estação rodoviária. Serão beneficiados exatos 116.709 usuários do transporte coletivo urbano, estudantes da universidade e todas as pessoas da região que vêm a Ribeirão Preto para se consultar no Hospital das Clínicas.
 
 

Mais do ACidade ON