Aguarde...

cotidiano

Estado vai entregar documentos do Poupatempo e do Detran.SP

Com a prestação presencial do serviço suspensa desde março, inclusive em Ribeirão Preto, RGs e CNHs serão enviados gratuitamente pelos Correios

| ACidadeON/Ribeirao

Poupatempo de Ribeirão Preto está fechado desde março (Foto: Mastrangelo Reino/Arquivo A Cidade)

O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (15), ações para agilizar a entrega de documentos. As unidades do Poupatempo e do Detran.SP, incluindo as com sede em Ribeirão Preto, estão fechadas devido à pandemia.

A partir da próxima segunda-feira (20), o Poupatempo e o Detran.SP passam a entregar pelos Correios, de forma gradual, RGs e CNHs emitidos antes do início da quarentena no estado. A medida é válida para todas as unidades e as postagens serão feitas de acordo com a data de atendimento nos postos.

Os primeiros a receberem as postagens são os cidadãos atendidos em março para solicitação de RG. Na semana seguinte, a entrega será de CNHs emitidas entre janeiro e março. Em outra etapa, Poupatempo e Detran.SP contemplarão pedidos de Carteiras de Identidade em atendimento nos meses de janeiro e fevereiro.

Neste primeiro momento serão entregues 195 mil documentos que já estão prontos - 130 mil RGs e 65 mil CNHs. A entrega será realizada nos endereços de cadastros e não haverá cobrança aos cidadãos pelo recebimento do documento em casa.

A estimativa é que aproximadamente 15% do total de documentos nos postos não puderam ser entregues por inconsistência cadastral, como a falta de endereço.

Caso o cidadão não receba a correspondência em até três semanas, deve entrar em contato por meio dos canais de atendimento ao cidadão: o Fale Conosco, no portal do Poupatempo ou o Fale com o Detran.SP, no site do órgão.


Entrega de CRV

A partir desta quinta-feira (16), a unidades do Detran.SP, incluindo a de Ribeirão Preto, passam a entregar, por sistema drive-thru, os Certificados de Registro de Veículos (CRV) aos motoristas que precisam do documento com urgência.

Serão priorizados os casos de conclusão de vendas ou necessidade em virtude de inventário. Posteriormente, a ação será estendida para atendimento a toda a população.

A solicitação por pessoas físicas (particulares) deverá ser feita pelos portais do Detran.SP (clique aqui) e do Poupatempo (clique aqui), por meio de um canal exclusivo para cadastro dos pedidos. Equipes dos órgãos irão analisar as demandas, em caráter de urgência, e entrar em contato para realizar o agendamento. Para a segurança de funcionários e motoristas, serão seguidos todos os protocolos sanitários e de distanciamento social. O uso de máscara é obrigatório. O diferencial da medida é a praticidade de ser atendido sem necessidade de descer do veículo.

Com mais esta iniciativa, o órgão estadual de trânsito espera liberar mais de 100 mil CRVs prontos que não puderam ser retirados por pessoas físicas devido à suspensão temporária dos atendimentos presenciais.

Mais do ACidade ON