
A média das notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas escolas públicas municipais e do estado em Ribeirão Preto melhoraram em 2019, na comparação com a última avaliação, realizada em 2017. Mesmo assim, apenas os estudantes do ensino médio conseguiram superar a meta projetada.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
As notas foram divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), do ministério da Educação, nesta terça-feira (15). O índice é calculado através de uma avaliação aplicada pelo instituto e, também, leva em consideração a taxa de aprovação de estudantes.
O levantamento aponta que os estudantes ribeirão-pretanos dos anos iniciais (4º e 5º anos) do ensino fundamental, tiraram nota média de 6,2, enquanto a meta projetada estipulava o Ideb de 6,5. A média foi elevada, principalmente, por conta da avaliação do ensino da rede pública estadual, que levou nota 6,3, ante 6 do ensino público municipal.
A nota da rede pública municipal piorou. Em 2017, a rede pública do município havia ficado com índice 6,2 e a rede estadual com a nota 6. Na média, a nota do ensino público em Ribeirão Preto levou nota 6,1 no Ideb - abaixo da projeção de 6,2.
Anos finais do ensino fundamental
Já a nota do Ideb nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos)de Ribeirão Preto levou nota 4,8 (a mesma nota para a rede pública do município e do estado). Foi apresentada melhora na comparação do índice anterior, cujo a nota foi 4,7. Novamente, a nota da rede municipal diminuiu na comparação com o ano de 2017 - de 5 para 4,8.
Contudo, o índice ainda está longe da meta projetada para o ensino público no município, cujo a nota é de 5,7.
Ensino médio
Já as escolas públicas do ensino médio em Ribeirão Preto conseguiram superar a meta projetada pelo Ideb. Em 2019, o índice chegou a 4,1 (a meta projetada é de 4), melhorando em relação a avaliação anterior, que registrou índice de 3,5.
Linha do tempo
Desde 2005, quando a avaliação do ensino público pelo Ideb começou a ser realizada, a qualidade do ensino apresentou melhora em Ribeirão Preto.
Para os anos iniciais do ensino fundamental, o índice avaliado pelo Ideb saltou de 4,7 para 6,2 (porém, apenas em 2013 e 2015 alcançou a meta projetada).
Já a avaliação dos anos finais do ensino fundamental, saltou de 4 para 4,8 (apenas em 2007 e 2009 a educação da rede pública, tanto estadual, quanto estadual, alcançou a meta projetada).
A avaliação do ensino médio pelo Ideb começou apenas em 2017.
Prefeitura espera melhora
Embora a notas dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal de Ribeirão Preto tenha diminuído, na comparação com a avaliação anterior, a secretaria municipal da Educação acredita que o índice deva melhorar nos próximos anos.
Por meio de nota, a pasta informou que a contratação de novos professores realizada em 2018, a aprovação do novo currículo referencial curricular e a criação de um grupo permanente de combate ao fluxo escolar ajudarão no crescimento do índice apresentado pela rede municipal de Ribeirão Preto.