Aguarde...

cotidiano

Ensino público melhora no Ideb, mas só nível médio bate meta

Mesmo com melhora na média das notas do ensino público, a nota da rede municipal de Ribeirão Preto, nos anos iniciais do ensino fundamental, piorou em relação ao ano de 2017

| ACidadeON/Ribeirao

 

Confira como foi a avaliação do Ideb 2019 em Ribeirão Preto (Foto: reprodução/Pixabay)

A média das notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) nas escolas públicas municipais e do estado em Ribeirão Preto melhoraram em 2019, na comparação com a última avaliação, realizada em 2017. Mesmo assim, apenas os estudantes do ensino médio conseguiram superar a meta projetada.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
As notas foram divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), do ministério da Educação, nesta terça-feira (15). O índice é calculado através de uma avaliação aplicada pelo instituto e, também, leva em consideração a taxa de aprovação de estudantes.  

O levantamento aponta que os estudantes ribeirão-pretanos dos anos iniciais (4º e 5º anos) do ensino fundamental, tiraram nota média de 6,2, enquanto a meta projetada estipulava o Ideb de 6,5. A média foi elevada, principalmente, por conta da avaliação do ensino da rede pública estadual, que levou nota 6,3, ante 6 do ensino público municipal.   

A nota da rede pública municipal piorou. Em 2017, a rede pública do município havia ficado com índice 6,2 e a rede estadual com a nota 6. Na média, a nota do ensino público em Ribeirão Preto levou nota 6,1 no Ideb - abaixo da projeção de 6,2.  

Anos finais do ensino fundamental
 
Já a nota do Ideb nos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos)de Ribeirão Preto levou nota 4,8 (a mesma nota para a rede pública do município e do estado). Foi apresentada melhora na comparação do índice anterior, cujo a nota foi 4,7.  Novamente, a nota da rede municipal diminuiu na comparação com o ano de 2017 - de 5 para 4,8.

Contudo, o índice ainda está longe da meta projetada para o ensino público no município, cujo a nota é de 5,7.  

Ensino médio
 
Já as escolas públicas do ensino médio em Ribeirão Preto conseguiram superar a meta projetada pelo Ideb. Em 2019, o índice chegou a 4,1 (a meta projetada é de 4), melhorando em relação a avaliação anterior, que registrou índice de 3,5.  

Linha do tempo
 
Desde 2005, quando a avaliação do ensino público pelo Ideb começou a ser realizada, a qualidade do ensino apresentou melhora em Ribeirão Preto.  

Para os anos iniciais do ensino fundamental, o índice avaliado pelo Ideb saltou de 4,7 para 6,2 (porém, apenas em 2013 e 2015 alcançou a meta projetada).  

Já a avaliação dos anos finais do ensino fundamental, saltou de 4 para 4,8 (apenas em 2007 e 2009 a educação da rede pública, tanto estadual, quanto estadual, alcançou a meta projetada).  

A avaliação do ensino médio pelo Ideb começou apenas em 2017.
 
Prefeitura espera melhora  

 
Embora a notas dos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal de Ribeirão Preto tenha diminuído, na comparação com a avaliação anterior, a secretaria municipal da Educação acredita que o índice deva melhorar nos próximos anos.  
 
Por meio de nota, a pasta informou que a contratação de novos professores realizada em 2018, a aprovação do novo currículo referencial curricular e a criação de um grupo permanente de combate ao fluxo escolar ajudarão no crescimento do índice apresentado pela rede municipal de Ribeirão Preto.
 


Mais do ACidade ON