Aguarde...

cotidiano

Curada da covid-19, idosa de 103 anos faz festa pela internet

Philomena comemorou o 103º aniversário na última terça-feira (15) por live, com direito a bolo e licor de chocolate

| ACidadeON/Ribeirao

Festa de aniversário teve até brinde comemorativo (Foto: reprodução/EPTV)
 

Recuperada da covid-19, Philomena Gertrudes Favaretto comemorou nesta terça-feira (15), por meio de uma festa on-line em Pontal, seu 103º aniversário, com direito a parabéns à distância, bolo decorado e licor de chocolate.  

Tudo isso para celebrar, também, a superação conquistada por ela na última semana.  

Foram 15 dias de isolamento domiciliar, iniciados após a confirmação de que a idosa havia sido contaminada pelo novo coronavírus, e muita dedicação ao tratamento.  

De presente, a aposentada recebeu o exame que comprovou sua cura. "Agradeço a Deus por ter passado mais um aniversário. Muito obrigada, Jesus, por este dia sagrado", disse Philomena. 
 
Os seis filhos e demais parentes brindaram à vida da idosa em uma live, a pedido da própria aniversariante, e presenciaram o momento em que Philomena apagou mais uma vez as velhinhas comemorativas - feito que ela repete há mais de um século.  

O tradicional brinde com licor saborizado também não pode falta neste dia especial.  

A doença  

Os primeiros sintomas da infecção foram apresentados pela aposentada no final de agosto, depois que uma das filhas dela testou positivo para a covid-19.  

Philomena até tentou se distanciar e foi para a casa da outra filha, moradora de Ribeirão Preto, mas logo começou a sentir fraqueza e a ter diarreia. Foi aí que a família recorreu aos atendimentos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade e receberam a confirmação. 
 
Ela fez o exame RT-PCR, mas não precisou ser internada. A decisão médica levou em conta o estado de saúde da idosa e o possível contato com outras doenças que a centenária poderia ter ao ficar no hospital.  

Por isso, retornou para casa e conseguiu vencer o novo coronavírus bravamente. Com EPTV.

Mais do ACidade ON