Aguarde...

cotidiano

Moradores criam plano de recuperação da área devastada em incêndio

Associação de moradores quer limpar e replantar mudas de árvores semelhantes às destruídas pelo fogo em Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao

Grupo conta com o apoio da prefeitura para executar o projeto (Foto: reprodução/EPTV)
 

Um grupo de moradores da zona Sul de Ribeirão Preto, vizinho da área devastada por um incêndio possivelmente criminoso, se uniu nesta sexta-feira (25) e traçou um plano de recuperação da fauna e flora local.  

Izabella Cristina Fioramonti, participante da iniciativa, explica que reuniões já foram viabilizadas e algumas demandas encaminhadas ao Poder Público no início da semana. A primeira delas é que o município recolha o resto de entulho orgânico causado pelo fogo e limpe a região.  

"Tem muita gente disposta a ajudar, mas a nossa intenção é fazer esse trabalho da forma mais consciente e duradoura possível. Então, queremos o apoio da prefeitura, biólogos e de toda a população", diz.   

LEIA MAIS
Ribeirão: Fogo destruiu o equivalente a 10 campos de futebol
Bombeiros falam em incêndio criminoso na zona sul de Ribeirão
Incêndio provoca caos da zona sul de Ribeirão Preto
Incêndio atinge área de condomínios na zona Sul de Ribeirão

Ainda segundo Izabella, um mapeamento das áreas públicas e privadas do entorno foi pedido à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o objetivo de que nenhuma propriedade particular seja invadida no processo.  

Logo depois, a intenção é que as árvores nativas da área sejam identificadas para que outras sejam replantadas.   

"O município se dispôs a nos ajudar no fornecimento das mudas, pois queremos cuidar dos animais que ficaram sem casa. Também vamos procurar empresas que possam nos auxiliar nessa questão", finalizou a voluntária.

O prazo para conclusão do plano não foi divulgado. A previsibilidade de especialistas da área indica que a recuperação total de um terreno tão grande, avaliado pelo Gaema em quase 50 campos de futebol, dure pelo menos 20 anos.    

Relembre as imagens:  




Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON