Aguarde...

cotidiano

Maestro usa as lives para atingir o coração das pessoas

João Carlos Martins participará de live especial em homenagem aos 90 anos do Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao

Mestro se apresentará em Ribeirão Preto (Foto: ACidade ON) 
 Às vésperas da live que vai trazer o consagrado João Carlos Martins a Ribeirão Preto - evento comemora os 90 anos do Theatro Pedro II e 250 anos do compositor alemão Ludwing van Beethoven -, ACidade ON conversou com o maestro e conseguiu pequenos "spoilers" do Adágio do Concerto no 5 Imperador, da 9ª Sinfonia, preparado por ele no piano.  


De acordo com o músico, a apresentação veiculada pela internet no próximo sábado (31), a partir das 20h, diretamente do Theatro Pedro II, não terá a presença física do público, mas será transmitida na mesma frequência da emoção.  

"Quando você começa a tocar e a viver a música, não tem diferença. Pode ter uma pessoa ou centenas de milhares presentes, assistindo de pertinho, aquilo trata-se apenas da relação entre as notas e quem toca. Nossa única preocupação é transmitir esse sentimento", explica.   
 
LEIA MAIS
João Carlos Martins e Sinfônica se apresentam em Ribeirão

E a opinião cuidadosamente expressada é de quem entende do assunto. Só na quarentena provocada pelo novo coronavírus, as lives protagonizadas pelo maestro somaram mais de 1 milhão de visualizações em todo o mundo.

Martins diz que a concentração sentida por ele nesse novo formato de espetáculo é impagável. "É como se eu conseguisse atingir o coração das pessoas on-line", completa.  

Sobre os cuidados obtidos neste mesmo período, já que as consequências de uma doença neurológica o acompanham há anos, causada por Dort (Distúrbios Oesteomusculares Relacionados ao Trabalho) e algumas adversidades pessoais, o maestro disse para a reportagem que as luvas biônicas adaptadas exclusivamente para a condição dele ainda são capazes de desenvolver um "sonzinho bom". E que sonzinho, maestro!  

"Eu acho que a música tem o poder de unir geração, sempre com palavras de solidariedade. Neste momento não seria diferente. As lives foram muito importantes desde o início para as pessoas se manterem isoladas e tenho certeza que vamos continuar emocionando daqui para frente", finaliza.  
 

O concerto 

O concerto gratuito e totalmente digital poderá ser acessado pelos internautas através do canal do Youtube, criado pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e apreciado com regência de Roberta Minczuk.  

Essa será a primeira vez que o coro da cidade se apresentará na plateia do Theatro Pedro II e com máscaras. Pela primeira vez também, desde o início da pandemia, que os coralista se reúnem para ensaiar presencialmente.

A 9ª Sinfonia, ou simplesmente Nona, como é conhecida, foi a última sinfonia completa composta por Beethoven.  


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON