Aguarde...

cotidiano

Prefeito solicita revisão no cálculo de vacinas enviadas a Ribeirão Preto

Para finalizar a imunização dos profissionais de saúde que ainda não foram vacinados, são necessárias mais 22 mil doses

| ACidadeON/Ribeirao

Reunião aconteceu na manhã deste sábado (Foto: divulgação)
 

Duarte Nogueira e o secretário de Saúde, Sandro Scarpelini, reuniram-se com o Conselho Municipalista do Estado de São Paulo, liderado pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, na manhã deste sábado (3), para discutir a necessidade de mais doses da vacina contra o novo coronavírus em Ribeirão Preto 

A ampliação dos lotes será necessária para a finalização da imunização do primeiro grupo prioritário do Plano Estado de Imunização, formado por profissionais de Saúde.  

"Para o envio de vacinas para este grupo específico, assim como os demais, a base de cálculo utilizada foi o SEADE, porém, notamos no IBGE que a população de Ribeirão Preto é bem maior. Há uma diferença de 28.048 habitantes entre uma estatística e outra. Nossa projeção, desde o início, era de 32 mil doses para imunizar todos os profissionais de saúde e o município recebeu apenas um pouco mais de 26 mil", disse.

Ele ainda apresentou dados que revelam que os números de internações no município apresentaram leve queda. "Notamos uma pressão menor na incidência de internações, porém, um tempo significativo na permanência dos pacientes nas UTIs", explicou. 

O secretário de Saúde Sandro Scarpelini apresentou um relatório ao Conselho com números que, além de revelar o déficit de vacinas, também mostrou a necessidade de recalcular o envio de doses aos municípios.  

"As perdas técnicas sempre ocorrem quando a enfrascagem é realizada com volume extremamente reduzido, sem margem de segurança. É o que vem acontecendo. Na última sexta-feira (2), aplicamos 4.338 doses na faixa etária de 68 anos e já foi contabilizada uma perda de 9.8% do imunizante. É uma perda impactante que deve ser revista", ressaltou Scarpelini.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON