Aguarde...

cotidiano

Três detentos morrem vítimas da covid na região de Ribeirão

Já são quase mil testes positivos para a doença entre presos que cumprem pena em 8 unidades da região, aponta levantamento oficial da SAP

| ACidadeON/Ribeirao

A Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto registrou 234 casos de covid entre os detentos (Foto de arquivo: F.L. Piton / A Cidade)
 
Desde o início da pandemia, três detentos morreram vítimas da covid-19 em presídios de Serra Azul e Pontal, na região de Ribeirão Preto, segundo levantamento da SAP-SP (Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo) a pedido do ACidade ON

De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (7) pela Pasta, duas mortes foram registradas na Penitenciária II de Serra Azul e a terceira no CDP (Centro de Detenção Provisória) de Pontal. As datas dos óbitos, contudo, não foram informadas. 
 
CLIQUE E SAIBA O QUE É NOTÍCIA EM RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO

Ao todo, oito presídios da região somam 964 casos de coronavírus entre presos. (confira abaixo)

Desse total, cinco estão em isolamento - todos no CDP de Serra Azul.

Até o momento, a Penitenciária II de Serra Azul é a prisão com o maior número de testes positivos entre os detentos (321), de acordo com a SAP.

Já as três unidades prisionais localizadas em Ribeirão Preto (Penitenciárias Masculina, Feminina e CDP) acumulam 332 confirmações. 

Por outro lado, o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Jardinópolis não registrou casos de covid-19 entre os presidiários.

VEJA COMO ESTÁ A PANDEMIA ENTRE OS DETENTOS NA REGIÃO:

- Penitenciária I de Serra Azul: 114 casos / Todos curados / População:  1.558

- Penitenciária II de Serra Azul: 321 casos / 2 mortes / 319 curados / População: 1.604

- CDP de Serra Azul: 162 casos / 5 presos seguem em isolamento / População: 957

 - Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto: 234 casos / Todos curados / População: 1.556 / Ala de Progressão Penitenciária: 174

- CDP de Ribeirão Preto: 97 casos / Todos curados / População: 546

- CDP de Pontal: 35 casos / 1 morte / 34 curados / População: 750

- Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto: 1 caso / Curada / População: 52 / Ala de Progressão Penitenciária: 32

- CPP de Jardinópolis: sem casos registrados / População: 1.626

Fonte: SAP, com base em 7 de abril de 2021

Testagem

A SAP informou que nas unidades prisionais da região de Ribeirão Preto, mais de 8 mil presos foram testados para a covid-19 desde setembro.  

A Pasta garantiu, ainda, que medidas de higiene impostas pelo Governo do Estado foram aplicadas, entre as quais a suspensão de atividades coletivas.

"A limpeza das áreas foi intensificada, a entrada de qualquer pessoa alheia ao corpo funcional foi restringida, também foi determinada a quarentena para os presos que entram no sistema prisional, realizado o monitoramento dos grupos de risco, ampliação na distribuição de produtos de higiene, álcool em gel e sabonete, e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)", afirmou a secretaria.

Nos casos suspeitos entre os presos, conforme a SAP, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada.

"Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento", completou.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON