Aguarde...

cotidiano

Ribeirão: Filha pede vaga em hospital para mãe com pancreatite

Darci Ferreira dos Santos, de 66 anos, está desde a última terça (6) na UBDS da Vila Virgínia, zona Oeste da cidade

| ACidadeON/Ribeirao

Paciente com quadro de pancreatite espera por vaga em hospital (Foto: Arquivo pessoal)
 

Uma idosa de 66 anos com pancreatite está à espera de uma vaga em hospital desde a última terça-feira (6), em Ribeirão Preto.

Darci Ferreira dos Santos tem problemas no pâncreas e no fígado e aguarda pela transferência na UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) da Vila Virgínia, conforme conta a filha Juliana dos Santos da Silva, 23.  

"Estamos desesperados, porque minha mãe chegou na terça-feira passada e estava com muita dor na barriga por conta do pâncreas. Os médicos só falaram que ela não podia comer nada, pois precisava fazer exames em jejum. Só que ela não podia ficar sem comer até esperar essa vaga para o hospital. Então, eu e meus irmãos estamos indo lá [na unidade de saúde] todo dia e levamos marmita. Só quero que minha mãe seja atendida", pede a filha. 

Juliana afirma que a família também está preocupada com o fato de que Darci teria sido colocada no mesmo ambiente em que haveria pacientes com sintomas da covid-19. 

"Quando minha mãe chegou tinham duas pessoas com oxigênio. Aí, depois, tiraram minha mãe do quarto e a colocaram em outro", diz.  

Juliana também conta que há quatro anos viveu um drama semelhante na mesma UBDS com pai. 

"Ele chegou com muita dor de cabeça e pressão alta. Os médicos o examinaram e mandaram ir embora porque estava tudo bem. Quando chegou em casa, ele caiu e deu AVC [Acidente Vascular Cerebral], ficou internado em coma por uma semana e acabou falecendo no Dia dos Pais", lembra. 

Outro lado 

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto enviou a mesma nota padrão ao ACidade ON sobre pedidos de vaga em hospitais para casos de pacientes com covid-19.  

A nota já havia sido enviada nesta quinta-feira (8) sobre a busca por leitos para três pessoas de uma mesma família infectadas pelo novo coronavírus.

O quadro da paciente Darci Ferreira dos Santos, porém, não é relacionado à infecção pelo coronavírus e sim a um problema gastrointestinal. 

A Pasta ressaltou na nota que há uma situação de pré-colapso por causa da pandemia e isso tem refletido nos atendimentos.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON