Aguarde...

cotidiano

Morre idosa que esperava vaga de UTI Covid em Ribeirão Preto

Maria Gomes Santana, de 87 anos, estava na UPA Norte desde o dia 28 de maio; 'Revoltante', diz filha

| ACidadeON/Ribeirao

Maria Gomes Santana tinha 87 anos de idade (Foto: Arquivo pessoal)
 

Atualizada às 12h25 

A paciente Maria Gomes Santana, de 87 anos, morreu neste domingo (6) à espera de uma vaga de UTI Covid, em Ribeirão Preto. 

Segundo a filha dela, Lourdes Gomes Santana Lemes, 59, Maria estava desde sexta-feira (28) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, onde precisou ser intubada. 

"Um dos médicos chegou a dizer que, apesar da idade da minha mãe e comorbidades, ela poderia vive mais, se tivesse os recursos de um hospital. Isso tudo é revoltante", lamentou.   

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIBEIRÃO PRETO E REGIÃO

Lourdes contou que a mãe era diabética, tinha pressão alta e já havia sofrido infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

Maria deixa cinco filhas, sete netos e quatro bisnetos. Sem velório, o sepultamento esta marcado para ocorrer às 8h30, no Cemitério Bom Pastor, na zona Leste da cidade. 

"A minha mãe conseguiu nos dar uma boa educação e isso fica como lembrança. Sempre fomos uma família humilde, mas digna", ressaltou. 

Lourdes ainda relatou que outras duas irmãs também contraíram o novo coronavírus e estão internadas em hospitais de Ribeirão. O quadro delas é estável. 

Outro lado

A Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto disse, por meio de nota de imprensa ao ACidade ON, que a ordem de transferência dos pacientes é decidida pela equipe médica e depende da disponibilidade de leitos nos hospitais. 

"Não podemos interferir sem prejudicar as pessoas desta fila. Todos os pacientes aguardando a vaga estão recebendo o tratamento adequado na unidade de saúde e não houve, até o momento, nenhum caso de morte por Covid em Ribeirão Preto por falta de vaga, equipamento ou assistência", disse a nota.  

A Saúde, contudo, se refere à vaga na UPA, cuja estrutura não dispõe de UTI.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON