Publicidade

cotidiano

Fogo ainda ameaça Instituto de Zootecnia de Sertãozinho

Desde a última quarta-feira (8), o local é atingido por vários focos de incêndios e aviões de usinas próximas ajudam no combate às chamas em áreas de reserva

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Instituto de Zootecnia de Sertãozinho - Foto: Naiana Kennedy/CBN Ribeirão

O incêndio que atingiu o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho, ainda não foi completamente dominado. A situação começou na última quarta-feira (8) e obrigou os funcionários do centro de pesquisa a transferirem os animais para áreas mais seguras da fazenda - veja galeria abaixo. 

Segundo a diretora do Instituto, Joslaine Cirilo, o fogo já destruiu cerca de 75% das pastagens e também áreas de reserva, que são difíceis de controlar. "É difícil porque os maquinários e caminhões não entram lá. Embora tenhamos trabalhado com muitos aviões jogando água [fornecidos pelas usinas desde quarta passada], hoje com o aumento dos ventos, o fogo chegou às bordas da mata e atingiu uma parte da pastagem, que ainda não tinha sido atingida", disse.

O Centro de Pesquisa conta com 1.700 cabeças de gado, sendo 700 matrizes, que estão em época de parição. Realocadas em uma área próxima a fazenda, a nutrição desses animais passará a ser fornecida no cocho. "Vamos ter que refazer todos os planos, mas já recebemos uma sinalização de que virá uma verba emergencial [ da Secretaria da Agricultura] pra gente lidar melhorar com essa situação", disse. (Com CBN Ribeirão)

LEIA MAIS - Nuvem de chuva ou fumaça? Entenda o céu branco de Ribeirão


Mais notícias


Publicidade