Publicidade

cotidiano

Biblioteca promove palestra sobre a hanseníase em Ribeirão Preto

Biblioteca Padre Euclides irá realizar um palestra sobre a hanseníase promovida pela Sociedade Brasileira de Hansenologia; Veja como participar

| ACidadeON/Ribeirao -


A Biblioteca Padre Euclides, em Ribeirão Preto, irá promover palestra sobre hanseníase (Foto: Divulgação/ Redes Sociais)

A Biblioteca Padre Euclides, de Ribeirão Preto, irá promover uma palestra com o médico dermatologista e hansenólogo, Fred Bernades Filho, em ação da campanha "Todos contra a hanseníase", nesta quinta-feira (27), no auditório da biblioteca, às 19h.
 
O público é livre, com limite de 50 pessoas. Para participar, os interessados devem realizar uma inscrição prévia por telefone, no número 16 3100676. 

A palestra faz parte da campanha "Todos contra a hanseníase", que é promovida pela SBH (Sociedade Brasileira de Hansenologia) em todo o Brasil, durante o ano todo, mas que tem ênfase no mês de janeiro, por ser o mês de conscientização sobre a doença, conhecido como "Janeiro Roxo". 

Hanseníase no Brasil e em Ribeirão Preto 

O Brasil ocupa o primeiro lugar no mundo em diagnósticos de novos casos de hanseníase em relação ao número de habitantes. E é o 2° país, ficando atrás apenas da Índia, em número absoluto de casos.   

No Estado de São Paulo, a cidade de Ribeirão Preto é o município com mais casos. "A doença está em nossa sociedade faz muito tempo. E faz muito tempo que a SBH vem alertando autoridades sobre uma endemia oculta de hanseníase no Brasil. Isso quer dizer que há milhares de doentes sem diagnóstico e, por consequência, sem tratamento, transmitindo o bacilo. Com o aumento de diagnósticos e a conscientização, conseguimos caminhar para o controle da doença", explica o hansenólogo Fred Bernardes Filho. 

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa, transmitida pelo Bacilo de Hansen por vias aéreas superiores (espirro, tosse) e de pessoa doente para pessoa saudável. Porém, para adoecer, é preciso o convívio muito próximo e por muito tempo. O tratamento é gratuito por seis meses (para pacientes com poucos bacilos) ou 12 meses (para pacientes em estágio mais avançado da doença, com muitos bacilos). A doença tem cura. 

Para Fatu Antunes, diretora da Biblioteca Padre Euclides, "A questão da hanseníase é mais um dos temas carregados de preconceito e é papel da sociedade civil debater e multiplicar informação esclarecedora. Neste cenário, além do cultivo à leitura, as bibliotecas têm um novo papel, que é trabalhar temáticas sociais e que estão permeando as redes sociais, o noticiário e o debate nacional", diz a diretora.
A Biblioteca Padre Euclides distribuirá exemplares impressos da nova edição da cartilha Todos contra a hanseníase.

Para quem não conseguir comparecer, a palestra será transmitida via internet pelas redes sociais da SBH, da MediClin e da Biblioteca. 

SERVIÇO
Palestra Todos contra a hanseníase
Local: Biblioteca Padre Euclides Rua Visconde de Inhaúma 490, 1º andar
Data: 27/1, às 19h
A palestra será transmitida ao vivo:
Facebook @sbhansenologia @todoscontraahanseniase
Instagram @medclinrp @biblioteca.padre.euclides  

 Mais: Ribeirão Preto fica em 1° lugar em casos de hanseníase no Estado  
 

 

Palestra Todos Contra a Hanseníase Ribeirão Preto



Mais notícias


Publicidade