Publicidade

cotidiano

Morre idosa que esperava transferência para hospital em UPA de Ribeirão

Idalina Maria de Souza, de 87 anos, teve um AVC e estava internada desde segunda-feira (17) na UPA Leste de Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Morre idosa que esperava transferência para hospital em UPA de Ribeirão - Foto: Arquivo/família

Morreu na tarde desta quinta-feira (27), na UPA Leste de Ribeirão Preto, a paciente Idalina Maria de Souza, de 87 anos. A idosa estava internada na unidade de pronto atendimento desde segunda-feira (17) à espera de uma vaga em hospital.  

Segundo a neta Francine de Souza, a avó foi internada por causa de um AVC (Acidente Vasculhar Cerebral) e estava tratando de uma pneumonia e infecção de urina. Nesta quinta, ela teve um piora no estado de saúde e acabou não resistindo. 

"Nosso sentimento é de impotência né? É triste porque a idade que ela estava, precisava de cuidados e foram 11 dias tentando [a transferência]. Ela foi forte, ela tentou, ao mesmo tempo, eu fico com sentimento de revolta, indignação com o descaso (...) Eu espero que não aconteça com mais nenhuma família. Ver uma pessoa que você ama morrer e não conseguir fazer nada, o sentimento é de muita importância", desabafa.

Francine reclama ainda da falta de transparência da unidade. "Meu tio ficou o tempo todo lá com ela e disse que muitos pacientes foram transferidos. mudou todo mundo e ela permaneceu lá, não entendo. Falaram que ela estava estável, que a pneumonia estava melhorando", disse.

Despedida

O velório das dona Idalina será nesta sexta-feira (28) das 7h30 às 9h e o corpo será sepultado no cemitério Bom Postar, na zona Leste de Ribeirão Preto. A idosa deixa filhos, netos e bisnetos.  

"Ela era uma pessoa doce, amorosa, muito boazinha. As maiores lembranças que tenho dela era na máquina de costura, a gente chegava lá, ela estava costurando (..) Era bastante ativa", comenta. 

Outro lado

A reportagem do acidade on fez os seguintes questionamento à Secretaria Municipal da Saúde:

-Qual foi a causa da morte?  
-Por que ela não foi transferida para um hospital? Faltam leitos?
-Por sua idade avançada e gravidade do caso, não deveria ter sido transferida imediatamente para um leito hospitalar?

A pasta, contudo, só informou que todos os casos de transferência são encaminhados à central de regulação [CROSS] e que a paciente recebeu toda a assistência necessária enquanto aguardava transferência.  

O que é a CROSS

O Sistema Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) é um serviço do Governo do Estado  que organiza a regulação de recursos disponíveis na saúde pública. O sistema trabalha em vários âmbitos: pré-hospitalar, ambulatorial, regulação entre regiões. 

A decisão de quem tem a prioridade é de médicos e segue de acordo com os prognósticos, ou seja, leva em conta o menor risco do paciente e a maior chance de alcançar o resultado com a utilização de determinado recurso.  

Em junho, Tribunal de Contas alertou sobre problema após analisar fichas de controle na UPA (Foto: Weber Sian/Arquivo A Cidade)
 Idalina de Souza estava internada na UPA Leste desde segunda-feira (17) - Foto: Weber Sian/Arquivo A Cidade





Mais notícias


Publicidade