Publicidade

cotidiano

Empresa aplica novo asfalto na avenida Dom Pedro em Ribeirão

Novo valor que será investido é de R$ 30.057.360,64, incluindo também a conclusão do Corredor de Ônibus da avenida Saudade, na zona Norte de Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao -

 
 
A avenida Dom Pedro I, na zona Norte de Ribeirão Preto, está recebendo novo asfalto. A obra do Corredor do Transporte Coletivo foi retomada e a nova empresa responsável pela obra é a Autem Engenharia, que assinou a Ordem de Serviço em abril.  

O novo valor que será investido é de R$ 30.057.360,64, incluindo também a conclusão do Corredor de Ônibus da avenida Saudade. A previsão de conclusão das obras é para o final de 2022. O projeto faz parte do Programa Ribeirão Mobilidade.

"Está sendo realizada a fresagem do antigo pavimento para implantação do asfalto novo, além da readequação dos poços de visita para receber o novo pavimento. Também estão sendo implantadas nas esquinas as rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta para deficientes visuais", informou a Prefeitura de Ribeirão Preto. 
 
As obras na Dom Pedro e na Saudade começaram em janeiro de 2020, mas foram paralisadas no início de 2021. A Coesa Engenharia, que fez cerca de 45% da obra, abandonou os trabalhos alegando que a matéria-prima sofreu reajuste.


Sobre a Obra

O corredor de ônibus da avenida Dom Pedro I começa na avenida Fábio Barreto, passa pelas avenidas Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I e Luiz Galvão Cezar, chegando até a rotatória Alceu Paiva Arantes.

"A pavimentação das vias seguirá o padrão dos corredores: reforçar a capacidade de suporte do pavimento, em função do tráfego intenso e do peso dos veículos, os corredores de ônibus passam por abertura da caixa asfáltica em 45 centímetros, melhoria e preparo do subleito, através de compactação mecânica, implantação da base com material granular com adição de cimento, aplicação de seis centímetros de concreto betuminoso usinado a quente, faixa B (Binder), para depois aplicar a capa de asfalto, que varia de quatro a cinco centímetros", informou a Prefeitura

Nas paradas de ônibus, o asfalto será concretado em 35 metros de extensão para evitar o desgaste por frenagem e aceleração. "As demais faixas receberão fresagem e recapeamento ao longo de todas as vias que formam o corredor, além da reestruturação das guias e sarjetas", garante a Prefeitura.

"Terá semaforização inteligente, além de sinalização com botoeiras para pedestres e onda verde. Nos quarteirões onde houver ponto de ônibus, haverá revitalização de todo o passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com mobilidade reduzida. Todas as esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia para deficientes visuais", finaliza a Prefeitura.
 

Avenida Dom Pedro recebe novo asfalto (Foto: Prefeitura / CCS)

Mais notícias


Publicidade