Publicidade

cotidiano

Lua de sangue: Eclipse lunar total poderá ser visto no domingo

Fenômeno terá início no fim da noite do domingo (15) e pode ser visto a olho nu em todo o Brasil; Frente fria, no entanto, pode atrapalhar visibilidade

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Lua de Sangue ou Superlua | Crédito da imagem: Gaston De Cardenas / AFP

O eclipse lunar total que resulta no fenômeno conhecido como 'lua de sangue' poderá ser visto no próximo domingo (15) em toda a América do Sul. Outro eclipse lunar como este só poderá ser observado no Brasil em 14 de março de 2025, quando o país poderá ver quase todas as fases.

Em entrevista ao canal Climatempo, o professor Marcos Calil, coordenador científico do planetário de Santo André e do Núcleo de Observação do Céu, disse que até setembro de 2024 teremos mais quatro eclipses lunares, mas nenhum deles terá a ampla possibilidade de visualização como o que ocorrerá entre os dias 15 e 16 de maio de 2022.  

"Um determinado eclipse não dará para ser observado em grande parte do Brasil, outro só poderá ser observado durante um curto intervalo de tempo e, assim por diante. Algo tão grandioso como o eclipse de 15 de maio, somente será visto em 14 de março de 2025, quando o Brasil poderá apreciar a ocorrência da grande parcela do Eclipse Lunar Total", disse. 

De olho no céu   

De acordo com o Climatempo, no Brasil o evento terá início em 15 de maio, às 23 horas e 27 minutos e se estende até às 3 horas e 50 minutos do dia 16 de maio de 2022.  Os eclipses lunares podem ser observados a olho nu.  

Caso ocorra a formação de nuvens em determinadas regiões, a visualização ficará prejudicada. A má notícia é de que há previsão de uma frente fria na região Sudeste, que engloba Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Eclipse Lunar Total 

Eclipse lunar é um fenômeno astronômico que acontece quando a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua e bloqueia total ou parcialmente a chegada de luz até a superfície lunar. 

A Lua ficará escurecida, sem o brilho comum de uma lua cheia, porque a sombra da Terra será projetada sobre a Lua. É a sombra da Terra que tira o brilho da Lua cheia, informa o Climatempo. 

Transmissão ao vivo 

Quem perder a espetáculo no céu, o professor Marcos Calil fará uma uma transmissão ao vivo, via Youtube, com os seus telescópios e suas câmeras.  Para acompanhar basta acessar o link da live astronômica do eclipse lunar total no dia 15 de maio, às 22 horas [clique aqui]

Reproducao de como acontece o eclipse, fora de escala | Imagem- Nasa

Mais notícias


Publicidade