Publicidade

cotidiano

Promotor confirma déficit de vagas em creches em Ribeirão Preto

Para o Ministério Público, alegação da Prefeitura de que há vagas disponíveis causa "vergonha e constrangimento"

| ACidadeON/Ribeirao -

 
 

Promotor vai cobrar vagas na Justiça (Foto: Pixabay)
O promotor Naul Felca confirmou, nesta quarta-feira (11), que a rede municipal de ensino em Ribeirão Preto tem um déficit superior a duas mil vagas em creche. Segundo o membro do Ministério Público, a situação deve gerar várias novas ações contra a Prefeitura para que as vagas sejam providenciadas. 
 
Na terça-feira (10), após ser questionada pela acidade on, a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto informou que tem 2.196 vagas em ensino infantil disponíveis. No entanto, a pasta admitiu que ocorreu uma aumento de demanda em 2022 e atribuiu a situação ao fim das restrições impostas pela pandemia. 
 
Em entrevista ao programa Manhã CBN, nesta quarta, Naul disse que contabiliza um déficit de 2.056 vagas - o levantamento é de abril de 2022. A situação, de acordo com o promotor, já provocou 50 ações que tem como meta conseguir a vaga em creche para 500 crianças. 
 
"Discordo inteiramente da Secretaria [da Educação, sobre as 2.196 vagas disponíveis]". Segundo o promotor, a alegação de que há vagas "gera constrangimento e vergonha". Naul Felca pretende ingressar com mais ações na Justiça e contra com o apoio da Defensoria Pública. 
  
Distância 
 
Um dos motivos da divergência de posições entre a promotoria e a Prefeitura se deve aos locais que as vagas estão disponíveis. Segundo Naul Felca, a Secretaria da Educação precisa disponibilizar a vaga a até 2 quilômetros da residência da criança. 
 
Ou seja, se a vaga disponível está em um bairro distante de onde tem alta demanda, torna muito complicado o aproveitamento da referida vaga, já que a família precisaria se deslocar bastante para levar e buscar a criança na creche. 
 
Confira abaixo a posição da Prefeitura sobre a situação:

"A Secretaria Municipal da Educação informa que houve um aumento expressivo na demanda por vagas da Rede Municipal de Ribeirão Preto. A Pasta entende ser consequência da pandemia.
 Hoje, a Secretaria da Educação conta com 2.196 vagas abertas na educação infantil e está trabalhando para que todos sejam atendidos.
 Até o momento, 11 novas escolas de educação infantil foram entregues e a previsão é para que outras 2 estejam em funcionamento em 50 dias e mais 1 no segundo semestre.
 A Pasta também está executando ampliações em escolas já existentes, além de trâmites licitatórios para a construção de mais 5 novas escolas". 
 
Escola de Educação Infantil Pastora Naildete Barbosa Lins (Foto: Prefeitura / CCS)

Mais notícias


Publicidade