Publicidade

cotidiano

Erupção polar histórica? Entenda a onda de frio que está chegando

Previsão do tempo mostra que pode fazer até 0°C em Ribeirão Preto; Entenda o que vai provocar todo esse frio

| ACidadeON/Ribeirao -

Frio deve ser intenso nesta semana (Foto: Denny Cesare/Código19)
As redes sociais estão repletas de avisos para uma onda de frio que está chegando ao Brasil a partir da semana que vem. Em algumas postagens, é usado o termo 'erupção polar histórica'. O termo registra várias pesquisas no Google.

Como o acidade on já divulgou, está prevista uma onda de frio fora de época no Brasil - ainda é Outono. No entanto, o termo 'erupção polar' não existe e não é usado por especialistas.

Segundo o Climatempo, em São Paulo, os termômetros devem ficar abaixo de 10°C. Há previsão de neve e da chamada chuva congelada em estados do Sul. Vários locais do Brasil devem ter geadas.

Tecnicamente, trata-se do avanço de uma massa polar muito intensa. Serão diretamente impactados todos os estados do Centro-Sul do Brasil. O ápice será entre os dias 16 e 22.

Segundo especialistas, uma situação diferente é a presença de um ciclone extratropical, que normalmente leva umidade ao continente. As duas situações combinadas - massa de ar polar e o ciclone - levam para a possibilidade de queda de neve e da "chuva congelante".

Neve, mas especificamente, pode aparecer em municípios da Serra Gaúcha e algumas cidades da região central de Santa Catarina.

Mas e Ribeirão Preto?

Em Ribeirão Preto, de acordo com o Climatempo, o frio intenso vai começar na quarta-feira (18). Nesse dia, a temperatura fica entre 2°C e 16°C.

Quinta-feira (19) e sexta-feira (20), as temperaturas serão semelhantes. No sábado (21), no entanto, a temperatura mínima prevista será de 0°C.

Em todos esses dias estão previstas geadas. Veja mais informações no quadro abaixo: 
 
Previsão do tempo para semana que vem em Ribeirão Preto (Fonte: Climatempo)


 

Publicidade