Publicidade

cotidiano

Ribeirão: Túnel da Vargas ganha estrutura para mais dois módulos

Segundo a Prefeitura, um módulo já foi concluído; Estrutura vai contar com 20 módulos, sendo nove fechados e onze abertos

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Obra do túnel ganha dos módulos (Foto: Guilherme Sircili)
A Prefeitura de Ribeirão Preto informou que a estrutura de mais dois módulos do túnel que vai ligar as avenidas Independência e Presidente Vargas está sendo erguida. O equipamento vai ter 20 módulos, sendo nove fechados e onze abertos. 
 
A nova empresa responsável pela obra é a Rual Construções e Comércio LTDA, que assinou a Ordem de Serviço em março e retomou os trabalhos em abril. O novo valor que será investido no túnel será de R$ 27.185.960,56. A obra chegou a ficar um ano parada - a empresa que venceu a primeira licitação abandonou o canteiro alegando que os valores do contrato estavam defasados.

"Com a concretagem da base dos módulos C3 e C5 concluídas, foi iniciada a instalação das ferragens das paredes, que possuem a espessura de 50 centímetros. O módulo C5 é o mais adiantado, já que recebeu a concretagem das paredes e está sendo instalada a armação da laje. O módulo C3 é maior que os anteriores e está recebendo a primeira concretagem das paredes, além da instalação da armação de ferro", informou a Secretaria Municipal de Obras. 

 
Serão implantados 20 módulos ao todo (Foto: Guilherme Sircili)
Sobre a Obra

O túnel terá 381 metros de extensão, sendo 178 metros fechados e 203 metros de rampas de acesso, com 7,5 metros de largura e 5 metros de altura, além de 20 módulos. Dentro do túnel haverá iluminação, duas claraboias de ventilação, sistema de combate a incêndio, drenagem de águas da chuva (com três bombas hidráulicas para retirada da água duas funcionando e uma de reserva -, caixa de detenção de 300 metros cúbicos e passarela de segurança com 1,2 metro de largura.

O acesso do túnel será pela avenida Independência com a rua Bernardino de Campos, passando por baixo da Praça Salvador Spadoni e terminando na avenida Presidente Vargas, entre as ruas João Penteado e Eliseu Guilherme, o que criará um fluxo livre com semáforos apenas na parte externa do túnel.

Após concluída, a obra pretende beneficiar entre sete e nove mil usuários do transporte coletivo e cerca de 5,4 mil veículos que transitam no local. 
 
Obra faz parte do Programa Ribeirão Mobilidade (Foto: Guilherme Sircili)
Programa Ribeirão Mobilidade

O Programa Ribeirão Mobilidade possui mais de 30 projetos de intervenção viária voltados para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.


Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.


Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público. 
 
Veja também: Gosta de quermesse? Veja 7 festas para curtir em Ribeirão Preto.  
 

Mais notícias


Publicidade