Publicidade

cotidiano

Funtec recebe equipamentos para novos cursos na área de TI

Primeira turma da Fundação de Ribeirão Preto será a de desenvolvimento de software com linguagem JAVA, com uma carga de 260 horas e duração de quatro meses

| ACidadeON/Ribeirao -

Solenidade foi realizada no Palácio Rio Branco (Foto: Guilherme Sircili)
A Fundação de Formação Tecnológica de Ribeirão Preto (Funtec), ligada à Prefeitura Municipal, recebeu nesta quarta-feira (18), a doação de 21 computadores e periféricos que serão utilizados na formação e capacitação de profissionais para o mercado de Tecnologia da Informação (TI).

Os equipamentos foram doados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e fazem parte de parceria com o Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto e o PISO (Polo de Inovação em Software), já que compunham o Centro de Capacitação em Software.

Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) mostram que a demanda brasileira por profissionais nas áreas de software, serviços de TIC e TI In-House (que considera outros setores não identificados como tipicamente de TI) deverá alcançar 797 mil vagas em cinco anos (de 2021 a 2025). Mesmo com as oportunidades, falta mão de obra qualificada.

"O mercado de TI é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Com o repasse dos equipamentos, será possível que mais jovens possam participar dos cursos de formação ofertados pela Funtec e, por consequência, possam se preparar para acessar o mercado de trabalho", ressalta Dalton Marques, gerente de desenvolvimento do Supera Parque
 
A primeira turma será a de desenvolvimento de software com linguagem JAVA, com uma carga de 260 horas e duração de quatro meses. As aulas serão de segunda a quinta-feira, com quatro horas diárias. Podem participar jovens baixa renda e que ainda não estão no mercado de trabalho.

Rodrigo Simões, diretor presidente da Funtec, explica que a Fundação se prepara para oferecer novos cursos de formação para jovens e adultos. "Lançamos a formação de desenvolvedores de Software de forma presencial e gratuita, levando em consideração as atuais exigências do mercado. A ideia é proporcionar aos jovens a possibilidade do primeiro emprego", destaca.  

"O jovem que fizer a formação terá uma formação de programador com foco em JAVA. Terá condições de aprender e se capacitar para qualquer outra tecnologia. Teremos ainda uma parceria com o Centro Universitário Barão de Mauá, que disponibilizará seus alunos de psicologia para o recrutamento e seleção desses candidatos", explica Andresa Cantolini, diretora executiva do PISO.

Funtec

A Fundação disponibiliza cursos de formação profissional voltados às demandas do mercado de trabalho, com o intuito de criar oportunidades reais de emprego e inserção social de jovens e adultos, de forma gratuita e acessível. O público-alvo são pessoas desempregadas ou em busca de novas qualificações para progredir profissionalmente.

Atualmente, a Funtec oferece 24 cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, Informática, Administração e Comércio, Atendimento e Serviços, Idiomas, Finanças e Ética Profissional. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site da Funtec, pelo telefone (16) 3931 5400 ou diretamente na sede da fundação, à rua Álvares Cabral, 629, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Publicidade