Publicidade

cotidiano

Reunião do Conselho de Igualdade Racial de Ribeirão é alvo de nazistas

O encontro virtual foi invadido por pessoas desconhecidas que colocaram símbolos do nazismo nas telas

| ACidadeON/Ribeirao -

 

Reunião do Conselho (Imagem: Divulgação) 
Uma reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (Condepir), de Ribeirão Preto, foi alvo de um ataque nazista. O encontro virtual foi invadido por pessoas desconhecidas que colocaram símbolos do nazismo nas telas. O caso aconteceu no dia 12 de maio, informou a Prefeitura de Ribeirão Preto.
 
Durante a invasão, também foram exibidos vídeos racistas. O episódio do ataque é mais um que vem acontecendo em diversas cidades do país, onde os criminosos se valem do anonimato que as redes sociais conferem a eles para disseminar e cometer crimes. O Conselho tem por finalidade fomentar a discussão pública e a inclusão de todos, sendo a participação em suas reuniões abertas", informou a Prefeitura.

O Departamento de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Justiça divulgou nota repudiando os atos ocorridos. "A reunião ocorreu na véspera de um dia importante na história da luta pelos direitos do povo negro. A data de 13 de maio é lembrada com o dia da abolição da escravatura. Devemos realizar uma reflexão sobre o período escravagista e o que ele deixou em nossa estrutura social. Reforçamos o compromisso em atuar contra qualquer transgressão aos direitos fundamentais e toda e qualquer manifestação de violência e intolerância de qualquer natureza", afirmou João Antunes Neto, Diretor do Departamento de Direitos Humanos e Igualdade Racial. 
 
Mês passado 
 
No dia 20 de abril de 2022, um homem pintou um suástica - símbolo do nazismo - em uma rua da zona Sul de Ribeirão Preto. Dia 20 de abril seria aniversário de Adolf Hitler - se estivesse vivo, completaria 133 anos. 
 
Já no dia 21, a polícia de Ribeirão Preto identificou o homem, que foi ouvido na Central de Polícia Judiciária (CPJ). Em depoimento, o suspeito disse que estava arrependido e que não é simpatizante do nazismo. O caso está em investigação (para saber mais, clique aqui). 
 
Homem pintou suástica em rua da zona Sul de Ribeirão (Foto: Divulgação / Redes sociais)

 

 

Publicidade