Publicidade

cotidiano

Corpus Christi em Ribeirão: 'Demonstração da nossa fé', diz aposentado

Paróquia São Benedito, no Jardim Procópio, zona norte de Ribeirão Preto, celebra Corpus Christi com montagem de tapetes, missa e procissão

| ACidadeON/Ribeirao -

Paróquia São Benedito celebra Corpus Corpus Christi com tradicional montagem dos tapetes - Foto: Bruno Bellomi/CBN Ribeirão
 

Nesta quinta-feira (16), as igrejas de Ribeirão Preto realizam a celebração de Corpus Christi. Além de missas e procissões, algumas paróquias como a São Benedito, no Jardim Procópio, na região Norte da cidade, também faz a tradicional montagem dos tapetes ornamentais em via pública.  

Em 2022, o colorido nas ruas tem um significado ainda mais especial, com o retorno após dois anos de suspensão, por causa da pandemia da covid-19. O aposentado da Polícia Militar (PM), José Carlos de Almeida e a esposa Maria Almeida, não conseguiram participar da montagem dos tapetes, mas fizeram questão de prestigiar o trabalho. 

"Ficou lindo, maravilhoso. O importante é essa fé, que está demonstrada aqui nesses tapetes, sabe? É uma demonstração da nossa fé em Deus e não tem coisa mais linda do mundo. Esse dom de agradecer, um agradecimento a Ele, por tudo que faz na nossa vida", diz José Carlos.   

LEIA MAIS
Corpus Christi: Confira as missas e procissões em Ribeirão Preto
Circo dos Sonhos estreia nesta sexta em Ribeirão; Ingressos estão à venda
 

Embora o casal não tenha participado da montagem dos tapetes, dona Maria, disse que eles que vão estar na missa e na procissão. "Hoje é um dia especial para quem é católico, é muito bom estar em contato com Deus, porque a gente pensa que não, mas estamos em contato com Deus e Deus com a gente né?", complementa. 

 
A origem da tradição  

No feriado de Corpus Christi é celebrado o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia. Em várias cidades são confeccionados os tradicionais tapetes de serragem.

Os tapetes de Corpus Christi têm origem portuguesa e chegaram ao Brasil na época da colonização. Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém.   

A tradição cristã conta que as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias (Jesus Cristo).  

Os tapetes costumam ser feitos de serragem e de sal colorido, mas atualmente os fiéis também usam outros materiais, como borra de café, areia, cascas de ovos e flores. (Com CBN Ribeirão) 

VEJA TAMBÉM 
Entenda como começou Ribeirão Preto e veja algumas curiosidades

Casal Maria e José Carlos prestigia celebração de Corpus Christi - Foto: Bruno Bellomi/CBN Ribeirão

Publicidade