Lojas do Centro de Ribeirão participam de Feirão Digital

Evento promovido pela Seja Digital e EPTV entre quinta (16) e sábado (18) vai tirar dúvida e facilitar aquisição de equipamentos

    • ACidadeON
    • Gabriela Virdes
Divulgação


Na próxima quinta-feira (16), tem início o Feirão Digital em Ribeirão Preto. A ação - promovida pela Seja Digital, em parceria com a EPTV - tem como objetivo facilitar o acesso da população aos equipamentos que possibilitam que televisores antigos recebam o sinal digital. Isso porque, daqui duas semanas, no dia 29, o sinal analógico de TV de Ribeirão Preto e outros 19 municípios será desligado.

No evento, que segue até sábado (18), além de encontrar aparelhos de televisão digital e conversores a preços mais acessíveis nas lojas do Centro da cidade identificadas como participantes da ação, a população também poderá tirar dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico de TV com os promotores da Seja Digital, em tenda montada no calçadão da Rua General Osório.

Desligamento
No dia 29, o sinal analógico de TV será desligado em Ribeirão Preto. E para continuar assistindo aos programas, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

Assim, para estar preparado antes da data-limite, é importante verificar se sua antena já é digital e se o aparelho de televisão precisa ou não de um conversor externo.

Se o aparelho for uma televisão de tubo ou tela plana – que foram fabricados até 2010 - precisará de um conversor externo e antena UHF/VHF. “Já os que possuem TV de tela plana, fabricadas a partir de 2010, podem precisar apenas da antena”, explica Vandreza Freiria, gerente regional da Seja Digital em Ribeirão Preto.

Para ter certeza se o televisor já tem o conversor embutido, consulte o manual do fabricante.
Agora, aqueles que recebem canais abertos através de sistemas de TV por assinatura ou antena parabólica não precisam se preocupar, pois já captam o sinal digital.

Kits gratuitos
Durante o Feirão Digital a população também poderá verificar se têm direito ao kit gratuito, distribuído às famílias de baixa renda beneficiárias dos programas sociais do Governo Federal, com antena digital e conversor com controle remoto. E, em caso positivo, também será possível realizar o agendamento para a sua retirada.

Na região de Ribeirão Preto serão distribuídos 74 mil kits. “Destes, cerca de 24 mil kits somente em Ribeirão”, diz Vandreza.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, o beneficiário poderá agendar sua retirada em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital.

Cidades da região
Além de Ribeirão Preto, no dia 29, o sinal analógico também será desligado em outras 19 cidades da região: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.
Já a região de Franca, que também será somente digital na data, é composta por 25 cidades: Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

Seja Digital
A Seja Digital é a entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil. Criada por determinação da Anatel, a entidade tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Serviço:
Feirão Digital em Ribeirão Preto
Data: de 16 a 18 de novembro
Horário: quinta e sexta-feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 14h
Locais: Lojas do Centro de Ribeirão Preto
 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.