ACidadeON Ribeirão Preto

Ribeirão Preto
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Sinal analógico será desligado nesta quarta-feira (21)

População contará apenas com o sinal digital na programação dos canais abertos de televisão, com imagem e som de cinema

| ACidadeON/Ribeirao

   

 

 Agora é definitivo! Nesta quarta-feira (21) será realizado o desligamento do sinal analógico de TV em Ribeirão Preto e mais 19 municípios da região. A partir daí, a população contará apenas com o sinal digital na programação dos canais abertos de televisão, com imagem e som de cinema.

As emissoras já estavam autorizadas a desligar o sinal analógico desde o dia 31 de janeiro. E, nesta quarta-feira (21) o processo se encerra. Assim, para continuar assistindo à programação da TV aberta, basta verificar se a sua antena já é digital e se o seu televisor precisa ou não de um conversor.

"A população teve tempo suficiente para se preparar para receber esse sinal digital. Então, agora, o desligamento será definitivo", afirma Vandreza Freiria, gestora regional da Seja Digital.

Segundo ela, a partir do dia 21, a população pode esperar um sinal de TV melhor, com qualidade de imagem de cinema. "Será uma TV aberta de qualidade e gratuita, em que não precisará pagar mensalidade para não ter chuvisco e nem chiado", diz. "De certa forma, é a democratização do acesso à informação", completa.

Além disso, Vandreza reforça que há outro benefício indireto com o desligamento do sinal analógico: a melhoria do sinal 4G de internet. Isso porque, ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura.

"A faixa de frequência analógica será ocupada pelo sinal digital e também pelo 4G das operadoras de telefonia. Com isso, haverá uma melhora significativa da internet 4G", frisa.

Kits gratuitos  

De acordo com a gestora, as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal que ainda não retiraram seu kit gratuito devem realizar o agendamento o quanto antes. "Ainda dá tempo", garante.  

Para isso, basta ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar www.sejadigital.com.br/kit e escolher o melhor local, data e horário para a retirada. Além de retirar os equipamentos, é importante realizar a instalação para vivenciar a experiência com a TV digital.

ELEMENTO (Cidades da região)  

Além de Ribeirão Preto, nesta quarta-feira (21) o sinal analógico também será desligado em outras 19 cidades da região: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

SERVIÇO  

A Seja Digital estará durante toda esta semana com uma tenda no calçadão, em frente às lojas Americanas, no Centro de Ribeirão Preto, com atendimento das 9h às 18h. "Ficaremos a semana toda para tirar dúvidas, verificar se a população tem ou não direito à retirada do kit gratuito e também para dar todas as informações necessárias sobre busca de canais", afirma Vandreza Freiria, gestora regional da Seja Digital.

Como será após o desligamento?
Precisam de antena e conversor: todas as TVs de tudo e as TVs de tela plana fabricadas até 2010
Precisam só de antena: TVs planas com controle remoto com quatro botões coloridos.

Como instalar a antena?
1 A antena deve ser instalada em uma parte alta do lado de fora de sua casa, de preferência sem barreiras, como paredes e caixas-dágua
2 Com a TV e o conversor desligados conecte a antena ao conversor
3 Conecte o conversor à TV
4 Coloque pilhas no controle remoto do conversor e ligue os aparelhos
5 Através do controle remoto, acesse a opção de buscar canais no menu do conversor
6 Após o término da busca, a TV estará pronta para receber os canais digitais.

Benefícios da TV Digital:
- áudio e imagem de cinema
- sem chiados, chuviscos e fantasmas
- interatividade e aplicativo na sua TV
- menu com a programação
- é gratuito

Se você tem dúvida:
- acesse sejadigital.com.br ou ligue grátis 147

Fonte: Seja Digital
 

 

Veja também