- Publicidade -
Ribeirão PretoCotidianoColégio centenário de Ribeirão Preto encerra atividades em 2022

Colégio centenário de Ribeirão Preto encerra atividades em 2022

Em recuperação judicial, Grupo Metodista decidiu suspender as aulas em Ribeirão Preto a partir deste ano; Escola foi fundada em 1899 por missionária norte-americana

- Publicidade -

 

Colégio Metodista de Ribeirão Preto – Foto: Google

- Publicidade -

O colégio Metodista, no Centro de Ribeirão Preto, anunciou o fechamento da unidade após 122 anos de história. As famílias dos alunos já começaram a ser avisadas sobre a decisão. 

Em nota, o Grupo Metodista informou que suas atividades estão suspensas desde o dia 21 de janeiro devido ao agravamento de sua situação financeira. 

Disse também que está prestando todo o apoio escolar e administrativo às famílias e aos alunos, para que possam prosseguir regularmente com seu ano letivo em outra instituição.   

O acidade on questionou sobre o destino do atual prédio na rua Florêncio de Abreu, mas não foi informado. Também não há informações de quantos profissionais serão desligados. 

- Publicidade -

História 

O Colégio Metodista era um dos mais antigos de Ribeirão Preto ainda em operação. Foi fundado em 5 de setembro de 1899, na Igreja Metodista de Ribeirão Preto, por Leonora Smith, missionária norte-americana

Em 1914, o colégio mudou para o imóvel da rua Florêncio de Abreu, onde até o ano passado, atendia alunos do ensino infantil ao médio. 

A Rede Metodista é integrada por colégios e instituições de educação superior, com cursos de graduação, mestrado, doutorado e especializações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Crise financeira    

Em crise financeira desde 2015 e agravada ainda mais pela pandemia, o grupo Metodista acumulava dívidas até o ano passado de cerca R$ 500 milhões – 60% do valor era referente ao passivo trabalhista e o restante a bancos e fornecedores.  

A situação acabou levando a um pedido recuperação judicial em abril de 2021, que foi suspenso em novembro pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).   

À época, o ministro Raul Araújo disse que o planejamento da instituição para seguir funcionando enquanto saldava as dívidas não atendia às condições legais para obtenção do benefício e traria prejuízo aos credores. O grupo prometeu recorrer da decisão.  

“O Grupo Metodista pediu recuperação judicial e o processo já passou pelo primeiro e segundo graus, e está agora no STJ”, disse em nota a assessoria de imprensa do Grupo Metodista. 

VEJA TAMBÉM – Programa Bolsa Trabalho oferece 200 vagas em Ribeirão Preto

- Publicidade -
- Publicidade -

Recomendado por Taboola

- Publicidade -

Notícias Relacionadas