Aguarde...

Colunistas

Seu dinheiro: V ou U - Não importa

É razoável se preparar para uma recessão; É difícil manter as emoções longe disso, mas há medidas inteligentes para se manter financeiramente sólido

| ACidadeON/Ribeirao


Eliseu Hernandez D'Oliveira, assessor de investimento da BlueTrade (Foto: Weber Sian / ACidade ON

Maior impacto econômico no mundo, pelo menos desde a grande depressão, e no Brasil desde que começamos a acompanhar os dados, nunca tivemos uma contração do tamanho que estamos vendo, mas também nunca tivemos uma resposta tão grande e tão rápida das autoridades fiscais e monetárias. Os sinais de recuperação já apareceram, entretanto estamos em um nível de atividade muito abaixo do pré-crise. Eu te pergunto:

Seu plano financeiro mudou durante a pandemia?

Essa é a pergunta que muitos indivíduos e famílias deveriam estar fazendo, principalmente se já têm investimentos. Além das preocupações óbvias com a saúde e a segurança das pessoas ao seu redor, a volatilidade do mercado é estressante e a desaceleração econômica pode ser difícil para os empresários e funcionários, à medida que navegamos nesta pandemia como sociedade.

Com um bom planejamento financeiro, indivíduos e famílias podem atingir seus objetivos usando estratégias de investimento testadas pelo tempo. Durante esse período de incerteza e ansiedade financeira, muita coisa pode mudar ou quase nada.

Ainda existem várias incógnitas, mas neste momento é razoável se preparar para uma recessão de longo prazo. É difícil manter as emoções longe disso, mas existem medidas inteligentes que você pode tomar agora para se manter financeiramente sólido. Porém, nada diferente do que já é feito para manter a solidez das finanças.

Se você tem um plano financeiro sólido, já estava preparado para isso com antecedência. Carteiras de investimentos equilibradas e diversificadas que possuem reserva de emergência, ajuda a mitigar os riscos, independente da idade e do estágio de aposentadoria. Obviamente, um portfólio diversificado não garante que você não sofra volatilidade, mas as estratégias de longo prazo são baseadas na ideia de que os mercados financeiros são historicamente cíclicos.

Além de seus investimentos a longo prazo, foi e continua sendo um bom momento para revisar seu orçamento. Despesas discricionárias são as primeiras a ir embora. Com o isolamento obrigatório, economize dinheiro em viagens, atividades, refeições fora e atividades similares. Você também pode economizar ao negociar novas tarifas de serviços, pois as empresas preferem mantê-lo como cliente a perder seus negócios.

Emoções e dinheiro parecem não combinar muito. Adoro a frase de Warren Buffet no mercado de ações e em investimentos: "Tenha medo quando os outros forem gananciosos e gananciosos quando os outros estiverem com medo". Você não pode vincular emoções a decisões sobre dinheiro.

Os níveis de ansiedade estão altos para todos os investidores atualmente. Entretanto é importante manter a perspectiva. E sugiro fazer algo que fiz recentemente. Limitei minha exposição à mídia e passei a filtrar onde colocar minha atenção. Nada a ver com ser fake news ou não, mas sim com a quantidade de informações incertas sobre tudo, o que acaba refletindo também nos noticiários. Nos investimentos, a melhor estratégia é acreditar em permanecer bem fundamentado.

Esses tempos são difíceis, sem dúvida, porém, é por isso que você faz um planejamento financeiro, para estar preparado contra as incertezas da vida. Isso funcionou no passado e nos guiará no futuro. Logo se a recessão vai demorar muito (U) ou pouco (V), não importa.


Mais do ACidade ON