Aguarde...

Colunistas

Seu dinheiro: Day trade, uma nova moda perigosa

Muitos perigos estão à espreita no mercado de day trade que os novos day traders desconhecem

| ACidade ON

Eliseu Hernandesz D'Oliveira, assessor de investimento da BlueTrade (Foto: Weber Sian / ACidade ON

Na superfície, o day trade (definido como a compra e venda de um ativo dentro de um único dia de negociação) parece algo que deve ser fácil. Entre e saia das negociações à medida que o preço avança, faça um pequeno lucro e repita o processo no dia seguinte. É vendido como algo simples e as pessoas ludibriadas pela chance de fazer dinheiro rápido acabam embarcando nessa aventura. Infelizmente, muitos perigos estão à espreita no mercado de day trade que os novos day traders desconhecem. E esses perigos podem drenar os lucros das negociações. É preciso tomar muito cuidado com os "gurus", pois eles mostram apenas as operações que deram certo e escondem as que deram errado.

O primeiro ponto é que as pessoas devem tirar da cabeça de que é algo fácil e rápido. Uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicada no ano passado, mostrou que dentre 1500 pessoas, apenas 3% foram capazes de ganhar dinheiro em um prazo de 2 anos e apenas 0,4% conseguiram ganhar mais de R$ 300 por dia.

Quando conversamos com quem já tentou ganhar dinheiro no day trade, o processo é sempre parecido. O trader amador começa arriscando pouco de forma cautelosa, lucra nessas operações iniciais, começa a ganhar confiança, aumenta a mão e depois perde tudo que ganhou e mais um pouco. Arrisca ainda mais para tentar recuperar o que perdeu, vai além da sua capacidade financeira, quebra e coloca a culpa na corretora ou no mercado. Já vi esse filme várias vezes.

O maior perigo que os traders enfrentam é não ter um gerenciamento de risco e não testar previamente a estratégia (ainda que mesmo após vários testes, a eficácia da estratégia não é garantida). Os traders geralmente estão otimistas sobre suas habilidades de negociação e acham que são mais inteligentes e espertos que o mercado, o que pode levá-los a ignorar importantes etapas do gerenciamento de riscos. Como também a ansiedade para negociar e ganhar dinheiro faz com que muitos copiem estratégias de outros sem considerar as condições de mercado.

Por isso tenha o controle do seu psicológico, ele tem uma influência muito grande durante o dia de negociações. Um dia de day trading pode ser extremamente estressante, possivelmente irritante, e brincará com sua mente de maneiras que você não achou que aconteceria. Os mercados financeiros são um mar de infinitas possibilidades. É possível comprar e vender a qualquer momento quase qualquer coisa e ninguém se importa se você ganha ou perde (exceto você). Esse tipo de liberdade é perigoso para a maioria das pessoas, e é por isso que a maioria das pessoas que tenta negociar perde dinheiro.

O que leva muitos a procurarem cursos e pessoas mais experientes. Tenha muito cuidado com os vendedores de sonho e liberdade financeira. Muitos vivem dos cursos que vendem e não dos trades. Além de enganarem seus seguidores aumentando o número de operações de sucesso e reduzindo as operações de fracasso.

Não quero dizer para você não tentar fazer day trade, quero apenas alertá-lo que não é simples e nem fácil como é vendido. Pense que uma faculdade leva no mínimo 4 anos e para você se tornar um bom profissional na área leva mais 4-5 anos de experiência. Um bom trader vai levar um tempo parecido para começar a ter consistência nos lucros. Perceba que o maior perigo para o seu capital é você, pois é você quem deve implementar e executar as estratégias de negociação.

Mais do ACidade ON