Aguarde...

Colunistas

Região Metropolitana de Ribeirão cresce mais que a de São Paulo

A dinâmica populacional da região metropolitana de Ribeirão Preto, de 12,72% , foi maior do que a dinâmica populacional da capital do Estado, que chegou a 9,71%

| ACidadeON/Ribeirao

Professor Vicente Golfeto (Foto: Weber Sian / ACidade ON)


A região metropolitana de São Paulo - a capital - tem trinta e nove municípios. A de Ribeirão Preto tem trinta e quatro. O paralelo que traçamos hoje é baseado na população de cada um dos municípios das referidas regiões metropolitanas nos exercícios de 2012 e 2020, conforme números extraídos do site do IBGE.  

Assim, podemos comparar também a população total de cada um dos municípios das duas regiões metropolitanas. E mais: verificamos a dinâmica - positiva ou negativa - não apenas da população total de cada uma das duas regiões metropolitanas, mas também de cada um dos municípios, individualmente considerado.
 

 Algumas singularidades nós conseguimos constatar nos dois quadros acima. Dentre elas, chamam-nos a atenção as seguintes: 

1- A dinâmica populacional da região metropolitana de Ribeirão Preto, de 12,72% , foi maior do que a dinâmica populacional da capital do Estado, que chegou a 9,71%; 

2- Ribeirão Preto - a cidade mais populosa de nossa região metropolitana - ficou em oitavo lugar dentre os trinta e quatro municípios que a compõem. Já a capital do Estado - a cidade de São Paulo - ficou em trigésimo quinto lugar dentre os trinta e nove municípios da região metropolitana da capital. 

Esses números instigam a curiosidade de qualquer analista que se interesse em identificar as principais causas da maior ou da menor urbanização de um município ou de uma região.  

Interessante notar que mesmo com dinâmica menor, todos os municípios da região metropolitana de São Paulo apresentaram população maior em 2020 em relação a população de 2012. Já um município da região metropolitana de Ribeirão Preto - Cássia dos Coqueiros - tem perdido população. Em 2020, com 2.515 habitantes, apresentou demografia menor do que em 2012.

Mais do ACidade ON