Aguarde...

Colunistas

O Enem terá competência nova?

É simplesmente estranho demorarem tanto para publicar a cartilha de um concurso que ocorrerá daqui a dias, não?

| ACidadeON/Ribeirao

Luiz Puntel (Foto: Arquivo ACidade On)
 
O Enem será realizado daqui a exatos quinze dias e só há menos de uma semana é que o INEP resolveu disponibilizar a Cartilha do Participante deste ano. É simplesmente estranho demorarem tanto para publicar a cartilha de um concurso que ocorrerá daqui a dias, não? Isso prova desrespeito aos candidatos? Falta de seriedade com um concurso que envolve milhões de estudantes? Tirem suas conclusões, leitores! 

E o pior é que saiu com um erro que pode colocar os menos avisados em dúvida. As redações dos candidatos não serão avaliadas em 5 competências? Segundo o sumário, ou seja, o índice dos assuntos a serem tratados na cartilha, as redações serão avaliadas em 6 competências. 

Como assim? É só digitar "cartilha participante enem 2020", em um site de busca, rolar a tela, ir à página 5, a do sumário, e ler lá: 1.6 Competência 6.... página 28.  

Criaram uma competência nova e não avisaram os candidatos? Calma, senhores! Estamos no Brasil e aqui tudo é possível! Vamos à página 28 para ver que raios de nova competência é esta?  

Chegando à página 28, o candidato depara com um subtítulo: 1.6 Recomendações Gerais. E não há nem uma vírgula sobre a anunciada competência 6 da página 5 do Sumário. Isso demonstra o seguinte: se a cartilha produzida pelo INEP fosse uma redação a ser avaliada pelo próprio INEP perderia ponto em várias competências. Sim, porque o erro causa, no mínimo, insegurança e desorientação aos candidatos.  

Portanto, senhores candidatos, não há a tal da competência 6, fiquem tranquilos! Tudo bem que é um erro bobo, mas, pela demora em publicarem a cartilha e para um documento tão importante para milhões de estudantes, não houve revisão? 

Nos créditos, tem até o nome das revisoras. Tatyana e Valéria, que cochilo, hein, meninas?

----------------------
Puntel, sabendo que ninguém é infalível!


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON