Aguarde...

Colunistas

Aprenda três formas de planejar sua aposentadoria

Planejamento é a palavra chave. Mas, como fazer isso neste momento em que muitas pessoas não têm dinheiro nem mesmo para o básico?

| ACidadeON/Ribeirao


Advogado e empreendedor social Hilário Bocchi (Foto: Weber Sian / ACidade ON)

Como você pode fazer seu planejamento previdenciário neste momento em que o dinheiro tá curto e você não pode parar de pagar a previdência?

Quando se fala em PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO temos que pensar em três coisas:

1 - PLANEJAR PARA GANHAR MAIS
2 - PAGAR MENOS
OU
3 PARAR DE PAGAR?

Isso tem tudo a ver com as três formas que podemos ter renda no futuro sem trabalhar, porque você sabe que um dia a gente não vai mais conseguir trabalhar, né (por velhice ou por doença). A questão é: vai chegar um momento que não poderemos garantir nosso sustento trabalhando. Por isso, é importante planejar para poder ter tranquilidade quando precisar depender da aposentadoria como renda.

(1) Ter reserva financeira, (2) contribuir para a previdência social e (3) receber ajuda assistencial do Governo. Se tomarmos por base o que está acontecendo com o auxílio emergencial, não vai ser fácil ter um benefício assistencial e, se tiver, o valor não garante conforto.

É difícil constituir uma reserva matemática em um país como o Brasil, onde não existe uma educação financeira efetiva. Não é fácil acumular renda que garanta proteção.

Finalmente, a previdência, por pior que seja, com pouco investimento (5%, 11% ou 20% do salário mínimo por pelo menos quinze anos) é possível ter um salário mínimo vitalício, com décimo terceiro e com direito à reversão em pensão para dependentes.

E, se sobrar dinheiro, ainda tem a previdência privada. Os brasileiros estão começando a entender que vale a pena fazer um planejamento previdenciário e para isso é importante conhecer suas três dimensões: planejar para pagar mais, pagar menos ou parar de pagar.

Quer saber mais sobre o planejamento previdenciário, tem um vídeo aqui no meu canal do YOUTUBE. É só assistir: 
 


Vou deixar mais duas dicas que são complementares. Eu criei dois sites gratuitos para ajudar o trabalhador a organizar sua situação previdenciária:

www.tempodeservico.com.br
Esta é a minha calculadora de tempo de serviço. Com esta ajuda você vai saber quanto tempo falta para a tão sonhada aposentadoria. É simples e fácil. Acesse e comece a sua organização previdenciária.

www.vouteajudar.com.br
Este site é uma ferramenta de ajuda para quem tem direito a aposentadoria por invalidez.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON