Aguarde...

Colunistas

Seu dinheiro: Entenda a importância do assessor de investimentos

Os assessores de investimento conhecem as regras do mercado financeiro e o risco/retorno das aplicações, tiram as dúvidas e aconselham os clientes

| ACidadeON/Ribeirao

Eliseu Hernandez D'Oliveira, assessor de investimento da Blue3 (Foto: Weber Sian / ACidade ON

Nesse texto dessa semana vou levantar um pouco a minha bola. Peço licença, mas a Blue3 foi premiada como o melhor escritório de assessoria de investimentos do Brasil pela XP e por isso vou falar um pouco da nossa profissão e da claro da empresa.

O assessor de investimento é um termo para uma empresa ou indivíduo registrado na Comissão de Valores Mobiliários sobre o nome oficial de Agente Autônomo de Investimento (AAI). Embora seja mais comumente chamado como "Assessor", as leis que regem esses profissionais financeiros usam a grafia "AAI".

Os assessores de investimento conhecem as regras do mercado financeiro e o risco/retorno das aplicações, tiram as dúvidas e aconselham os clientes. Os AAIs são certificados pela ANCORD, credenciados e supervisionados pela CVM. Além de também estarem sobre as regras da ANBIMA e da B3.

Os assessores de investimento registrados têm um dever fiduciário para com seus clientes, o que significa que são obrigados a agir no melhor interesse dos clientes, e não nos seus próprios. Seja ele pessoa física ou jurídica.

Se você precisa deste profissional depende de quão confortável você está selecionando, monitorando e gerenciando seus investimentos. Se você está lutando para gerenciar seu portfólio de investimentos ou precisa de ajuda para começar, um assessor de investimentos registrado pode ser a resposta.

De modo geral, quanto mais complicada for sua situação financeira, maior será a probabilidade de você se beneficiar da ajuda profissional para acompanhar suas finanças.

Se você acha que seu dinheiro pode estar fazendo mais por você e não tem certeza por onde começar, pode ser uma boa ideia procurar um agente de investimentos.

Você provavelmente se encontrará pessoalmente com esse profissional em um escritório local. O assessor oferecerá assistência para ajudá-lo a atingir suas metas financeiras. Você terá conversas aprofundadas sobre suas finanças, objetivos de curto e longo prazo, investimentos existentes e tolerância ao risco de investimento, entre outros tópicos.

Seu assessor trabalhará com você para criar um plano adequado às suas necessidades. No caso de pessoa física, abordará assuntos pertinentes aos investimentos, empréstimos, etc. No caso de pessoa jurídica, abordará a necessidade de rentabilizar melhor a sobra de caixa, crédito, câmbio, etc. Dessa forma você desenvolverá um relacionamento de longo prazo com uma pessoa confiável.

Com o conselho, orientação e experiência de um profissional do mercado financeiro, é esperado que seu portfólio supere os retornos do mercado, ajustados para o risco. Mas lembre-se de que as médias históricas refletem os retornos do mercado ao longo de um ciclo completo, portanto, pode ser necessário um pouco de paciência para ver os resultados dos investimentos, especialmente se você entrou no mercado durante um ano de baixa.

A Blue3 tem mais de 12 anos de atuação, mais de 15 mil clientes e mais de 10 bilhões sobre assessoria. Tudo isso sem perder a qualidade de atendimento. Nosso NPS é de 94,5, o que mostra o alto grau de satisfação dos clientes.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON