- Publicidade -
CotidianocolunistasVocê já ouviu falar sobre Asset Allocation e a importância para os seus investimentos?

Você já ouviu falar sobre Asset Allocation e a importância para os seus investimentos?

Risco sistemático é o que afeta a economia como um todo, como o que sofremos com a pandemia

- Publicidade -
Helen Vogt, líder de Previdência da Blue3 (Foto: Divulgação)
Helen Vogt, líder de Previdência da Blue3 (Foto: Divulgação)

A importância da diversificação de seus investimentos:

Você já ouviu falar sobre Asset Allocation e a importância desta estratégia para os seus investimentos?

- Publicidade -

Trata-se de uma distribuição dos investimentos, entre vários tipos de ativos, sendo uma estratégia adotada para diminuir o risco não sistemático da carteira de investimentos.

O que é risco sistemático e o não sistemático?

Risco sistemático é o que afeta a economia como um todo, como o que sofremos com a pandemia de Covid 19, por exemplo.

Não existe muita coisa a se fazer nestes casos, mesmo diversificando os ativos todos estarão sujeitos ao risco sistemático.

O risco não sistemático, também conhecido como risco diversificável, é o risco que podemos minimizar com a utilização da Asset Allocation, diversificando os tipos de investimentos. Para construir essa diversificação é preciso identificar qual a tolerância ao risco do investidor.

- Publicidade -

Após isso se define os percentuais que serão colocados em cada classe de ativo, renda fixa, multimercados, ações, investimentos no exterior etc.

Como entender qual o nível de tolerância ao risco do investidor? 

Esse nível de tolerância ao risco é encontrado através de um check-up feito por seu assessor de investimentos. São várias perguntas para entender seu momento de vida, necessidades, objetivos e prazos para utilização dos recursos.

Os três tipos de classificação mais utilizados são os investidores conservadores, moderados e arrojados. Cada um desses perfis deve adorar uma alocação de investimentos diferentes. Identificar seu perfil investidor é o primeiro passo, sem isso não tem como ser feita uma boa Asset Allocation.

Muitos investidores deixam os seus investimentos em várias contas em instituições diferentes. Para cada conta, um gerente ou assessor orienta onde alocar os recursos isoladamente.

Esse tipo de estratégia é interessante no sentido de diversificar as instituições, mas pode não ser efetiva. Por exemplo, o gerente do banco A pode não saber o que o cliente tem no Banco B e na corretora X. Pode ser que as aplicações nos três lugares sejam as mesmas.

Isso traz uma falsa sensação de que está sendo feita a diversificação dos ativos, mas na verdade pode estar concentrando e correndo mais risco do que deveria. Para não passar por este problema, é importante que você tenha uma visão global da sua carteira de investimentos e certifique-se que a diversificação está mesmo acontecendo.

Como a Asset Allocation pode ser feita?

Atualmente, no Brasil temos várias corretoras que possuem profissionais altamente qualificados, que podem te ajudar a construir seu portifólio de investimentos.

Você encontra plataformas de investimentos onde poderá acessar papéis do mercado todo, vários tipos de ativos de instituições diferentes, em um só lugar, facilitando a construção de uma estratégia de Asset Allocation, conforme o seu perfil de investidor, facilitando o acompanhamento da evolução ao longo do tempo dos seus investimentos.
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -