O Canil da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de Ribeirão Preto aposta no treinamento precoce e especializado de cães para garantir a continuidade do trabalho de apoio em operações da corporação como, por exemplo, no combate ao tráfico de drogas nas proximidades de escolas municipais.
A GCM conta atualmente com três cães adultos em plena atividade e quatro filhotes em diferentes fases de formação. Os cães de detecção de entorpecentes Fenrir, Venon e Apache compõem a linha de frente do Canil. Entre os mais jovens está Conan, de oito meses, que já iniciou o treinamento técnico, além dos filhotes de três meses Braddock, Bolt e Hati, que passam pela etapa fundamental de socialização, ambientação e acostumação. Todos são da raça pastor belga malinois.
O coordenador operacional do Canil, José Augusto Jacintho Xavier, o GCM Xavier, explica que o preparo dos cães começa cedo, do 3º ao 16º dia de vida, com a técnica chamada de Estimulação Neurológica Precoce. Em seguida, inicia-se a base do adestramento, que inclui contato social, adaptação a ambientes diversos e estímulos a impulsos de caça, presa e determinação.
“Com essa base formada, realizamos a seleção que define a função específica de cada cão”, diz Xavier. O treinamento técnico começa por volta dos seis meses de idade, enquanto cães destinados ao trabalho de mordida iniciam essa etapa somente após a troca completa da dentição, aos sete meses.
A carreira operacional dos cães pode se estender até os 8 anos de idade. Em casos de plena saúde e interesse espontâneo do animal pelo trabalho, contudo, pode chegar até os 10 anos.
“Para eles, o trabalho sempre foi uma brincadeira da qual realmente amam participar”, destaca o coordenador.
Hoje, os animais do Canil estão aptos a atuar principalmente em ocorrências envolvendo tráfico de drogas. A unidade já contou também com cães de busca e captura, show dog e patrulha de abordagens, que estão aposentados. Mas o processo de capacitação dos novos substitutos segue em ritmo acelerado. “Garantimos a continuidade e evolução do nosso trabalho”, afirma Xavier.
No faro
A eficiência dos cães do Canil da GCM de Ribeirão Preto já foi decisiva para o desfecho de operações.
O coordenador operacional Xavier conta que, em um caso recente, um suspeito havia evitado a responsabilização criminal ao alegar que a droga encontrada pertencia a um menor. Um mês depois, em ação conjunta com a Polícia Civil em Cravinhos, na região de Ribeirão, o Canil localizou grande quantidade de entorpecentes na residência do homem e prova foi aceita pela Justiça, o que resultou em sua condenação.
Xavier atua no Canil desde a sua criação, em 2016. O agente é um dos idealizadores ao lado dos GCMs Luchetti e Soares. Com 29 anos de carreira na Guarda e nove dedicados ao Canil, ele acumula especializações em cinotecnia, incluindo uma pós-graduação na área. “É uma das formações mais importantes da minha trajetória”, afirma.
Para o coordenador, o Canil tem extrema importância à GCM, além dos cães serem uma poderosa ferramenta de proximidade entre as forças de segurança e a população. “Costumo dizer que ‘o cão une pessoas’, pois em qualquer evento onde haja um cão sempre há risadas, interação e descontração”, destaca.



SAIBA MAIS
Quem for flagrado pegando ‘rabeira’ pode ter a bicicleta apreendida em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM