O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (2) que o governo da China liberou o enviou de 6 mil litros do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), utilizado na fabricação da vacina CoronaVac, contra o novo coronavírus (covid-19). A expectativa do governo paulista, é que toda a população do estado seja imunizada até outubro.
LEIA MAIS – Covid: São Paulo vai vacinar toda população adulta até outubro
Segundo o diretor executivo do Instituto Butantan, Rui Curi, a liberação da matéria-prima foi confirmada pela China e pelo laboratório Sinovac, nesta quarta-feira. Os 6 mil litros do IFA devem ser enviados para o Brasil até o dia 28 de junho e são suficientes para produção de 10 milhões de doses do imunizante.
“Nós estamos entregando as doses de 5 milhões que temos em fábrica, em seguida, esperamos receber o mais breve possível o IFA e neste período nós estamos trabalhando com a Butanvac (vacina desenvolvida pelo instituto)”, disse o diretor executivo do Butantan.
A produção da CoronaVac no Brasil chegou a ser paralisada em maio, em razão da falta de matéria-prima. As doses voltaram a ser produzidas na semana passada, após o envio de 3 mil litros do insumo, mas parou novamente.
As 10 milhões de doses serão enviadas para o ministério da Saúde, para distribuição no PNI (Plano Nacional de Imunização).
Curi ainda informou que o instituto segue discutindo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a liberação para o início dos estudos clínicos da Butanvac. O diretor do instituto espera que a medida possa acontecer na próxima semana.