Aguarde...

cotidiano

ON Explica: Não foi decretado lockdown em São Paulo

Emenda com texto que propunha um lockdown em todas as cidades paulistas entre 1 e 15 de junho foi barrada nas comissões da Alesp

| ACidadeON/Ribeirao



O ACidade ON recebeu, através das redes sociais, nesta quinta-feira (21), questionamentos sobre um possível lockdown (quarentena mais rigorosa) decreto pelo Governo de São Paulo para todas as cidades paulista. Trata-se de fake news.

O que está em vigor, no momento, em São Paulo é um decreto do governador João Doria (PSDB) que determina a quarentena (isolamento social) em todas as cidades, incluindo, Ribeirão Preto, até 31 de maio.

Nesta quinta-feira (21), inclusive, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) apresentou o Governo de São Paulo um protocolo sanitário para retomada gradual das atividades a partir de 31 de maio (leia mais aqui).


Na Alesp

A notícia fake surgiu porque o deputado estadual Paulo Fiorillo (PT) apresentou uma emenda ao projeto que antecipa o feriado de 9 de julho, que propunha o lockdown entre 1º e 15 de junho. Mas a emenda foi barrada nas comissões da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

Já o projeto que antecipa o feriado de 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932) para a próxima segunda-feira, 25 de maio, será votado ainda nesta quinta (21). A antecipação do feirado foi proposta por Doria, para aumentar o número de pessoas em quarentena e, por consequência, diminuir a propagação do novo coronavírus.

Os deputados estaduais de Ribeirão Preto divergem sobre a proposta. Léo Oliveira (MDB) se diz favorável e Rafael Silva (PSB) contrário (leia aqui os motivos de cada um).


MAIS: Saiba de Ribeirão Preto vai antecipar os feriados municipais

Mais do ACidade ON