Aguarde...

cotidiano

CDP isola presos após casos de covid em funcionários na região

Unidade de Taiúva tem 11 dos 1.034 detentos com sintomas depois que dois agentes testaram positivo para o novo coronavírus; um terceiro servidor também está afastado

| ACidadeON/Ribeirao

Agentes foram afastados e presos estão em isolamento, diz a SAP (Foto de arquivo: Milena Aurea / ACidade ON)
 

Onze dos 1.034 presos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Taiúva estão isolados após apresentarem sintomas da covid-19. Dois agentes da unidade testaram positivo para o novo coronavírus e um terceiro está com sintomas. Esses servidores, contudo, estão afastados das funções, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).   

Em abril, um agente da penitenciária de Serra Azul morreu com covid-19. Ele, porém, estava afastado das funções para ser submetido a uma cirurgia cardíaca.

Em casos suspeitos entre os presos, a SAP afirmou que o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica do município é avisada. O detento é mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento e, em caso de agravamento da saúde, deve ser encaminhado para atendimento hospitalar.

Em relação aos servidores, a SAP disse que companha o quadro clínico e fornece todo o suporte necessário para a recuperação dos funcionários.   

Ações contra o coronavírus

A SAP ressalta que segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e avalia permanentemente o direcionamento de ações para o enfrentamento do problema. 

Desde março já foram distribuídas 2,7 milhões máscaras, entre as feitas materiais descartáveis e reutilizáveis, nas 176 unidades prisionais do Estado para detentos e servidores.

Até o momento, foram entregues cerca de 5,5 milhões de luvas descartáveis, 4 mil óculos de proteção, 10 mil toucas cirúrgicas, 540 protetores faciais e 153.830 aventais descartáveis.  

Neste período, a Pasta também adquiriu e distribuiu, 74,4 mil litros e cerca de 14 mil frascos de 440 gramas cada de álcool em gel para higienização, além de outros itens como álcool 70%, sabonete líquido, detergente, hipoclorito de sódio, que continuam sendo obtidos e distribuídos pela Secretaria.  

LEIA MAIS 

Agente da penitenciária de Serra Azul morre com covid-19

Mais do ACidade ON