Aguarde...

cotidiano

Conselho de Saúde recomenda lockdown imediato em Ribeirão

Entidade encaminhou um ofício para a prefeitura de Ribeirão Preto recomendando medidas mais restritivas devido ao avanço de casos da covid-19

| ACidadeON/Ribeirao

Estado de São Paulo prorroga quarentena na fase vermelha em Ribeirão Preto (Foto: Weber Sian/ACidadeON)
 
O Conselho Municipal de Saúde de Ribeirão Preto encaminhou um ofício para prefeitura solicitando que o município adote o lockdown, medida mais rigorosa da quarentena, para o combate do novo coronavírus (covid-19). O presidente do conselho alertou a administração sobre o número elevado de pacientes internados, que chegou a 98%, nesta segunda-feira (29).  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
O objetivo da recomendação é que se atinja, pelo menos, a adesão de 60% da população às medidas de distanciamento social. A secretaria da Saúde de Ribeirão Preto informou que vai encaminhar a recomendação para o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Covid-19 para avaliação  

O ofício
 
O ofício encaminhado recomenda a implementação de medidas de distanciamento social mais restritivo, como o lockdown, também é motivado pela aceleração no número de novos casos de covid-19, o aumento expressivo do número de óbitos na cidade e região e a taxa de ocupação dos serviços de saúde atingido níveis críticos.  

Nesta segunda, a lotação dos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva) reservados para o combate da covid-19 na cidade chegou a 98%, segundo o Censo Covid-19, da secretaria estadual da Saúde. O número de leitos ocupados chegou a 164 de 167 vagas disponíveis.  

Além disso, o ofício que foi encaminhado para o Poder Público, lembra que os índices de isolamento social, tem como ideal que seja obedecido por pelo menos 65% da população, o que não vem ocorrendo. No último domingo (28), chegou a 50%, de acordo com o Simi-SP (Sistema de Monitoramento de São Paulo).  

Até esta segunda, foram confirmados mais de 4,7 mil casos de covid-19 em Ribeirão Preto, sendo que, pelo menos, 4 mil pessoas já se curaram da doença, segundo levantamento do ACidade ON.  

Contudo, 144 pessoas morreram em decorrência da infecção pelo novo coronavírus.  
 
Leia mais: 
Alerta: Ribeirão Preto chega a 98,2% de ocupação em UTI´s

 
Ribeirão tem o menor número de mortes por covid em 2 semanas
 
 
Sair de casa sem máscara pode render multa de R$ 500 
 
Vídeos mostram quebra da quarentena nas zonas Leste e Sul

Mais do ACidade ON