Aguarde...

cotidiano

Seleção para receber vacina da covid-19 será por aplicativo

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto vai imunizar, em fase de testes, cerca de 300 pessoas com a CoronaVac, como é chamada a vacina

| ACidadeON/Ribeirao


Vacina que no Brasil ganhou o apelido de CoronaVac (Foto: Divulgação / Sinovac Biotech)

A escolha dos voluntários que participaram dos testes clínicos da vacina contra o novo coronavírus será feita através de um aplicativo. Serão 9 mil pessoas em todo o Brasil, sendo 300 em Ribeirão Preto.

Segundo Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, o aplicativo deve estar disponível até o dia 13 de julho. Já a aplicação da CoronaVac, como ficou conhecida a vacina, acontece a partir do dia 20 de julho.

A preferência será por profissionais da área da saúde, que tenham boa saúde e que não tenham contraído a covid-19. Em Ribeirão Preto, os 300 voluntários devem vir do Hospital das Clínicas, que será o responsável pelo estudo na cidade.

Essa fase de testes é a última antes de a vacina ser feita em escala para ser oferecida à população de forma geral. Essas informações foram passadas em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes no início da tarde desta segunda-feira (6).


Ribeirão Preto e a China


Em Ribeirão Preto, o Centro de Saúde Escola da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), através do Hospital das Clínicas, será o responsável pela testagem. O coordenador da pesquisa é o médico Eduardo Barbosa Coelho.  
 
O desenvolvimento da vacina é uma parceria entre o Instituto Butantan e a gigante farmacêutica Sinovac Biotech, da China. CoronaVac já foi administrada com sucesso em cerca de mil pessoas na China nas fases clínicas um e dois - antes, já havia sido aprovada em testes de laboratório e em macacos.

Se a vacina for aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China como no Brasil para fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde). Os passos seguintes são o registro do produto pela Anvisa e fornecimento da vacina em todo o Brasil. 
 
 
VEJA TODOS OS LOCAIS QUE VÃO TESTAR A VACINA: 

 

 

Mais do ACidade ON