Aguarde...

cotidiano

Grupo leva diversão aos pacientes com covid pelo computador

Voluntários adaptaram as visitas presenciais e, agora, fazem lives com as pessoas que estão isoladas na Santa Casa de Ribeirão Preto

| ACidadeON/Ribeirao

Grupo atua desde 2008 em hospitais de Ribeirão (Foto: divulgação)
 

O grupo Expresso Riso, formado por voluntários de diversas áreas de atuação, tem adaptado seu modelo de interação e levado, semanalmente, alegria e um pouco de distração aos pacientes internados com covid-19 na Santa Casa de Ribeirão Preto. Tudo de forma remota.  

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o coletivo passou a atuar pela tela do computador, ao vivo, por meio de chamadas de vídeo. 

Para isso, um boneco foi montado em forma de tripé e um tablet disponibilizado para andar pelo hospital. A primeira ação foi realizada na semana passada e atendeu cinco pessoas, além de profissionais que atuam na ala de isolamento.  

"Nós do Expresso Riso estamos muito felizes com o resultado, o feedback foi gratificante e poder proporcionar momentos lúdicos também foi muito importante para nós", diz Pérsio Silva, diretor do grupo existente há 12 anos.  

Maria Augusta Rosa, coordenadora do serviço de psicologia da Santa Casa, também acompanhou a apresentação dos "palhaços do bem" e aprovou o carinho transmitido pelos participantes nesse novo formato.  

"Com a ação, conseguimos um alívio da ansiedade e de tensões, vimos sorriso nas expressões dos pacientes e foi um período de leveza no ambiente de tratamento", destaca a profissional.  

O Expresso Riso atua na Santa Casa de Ribeirão Preto desde 2009, sempre em dupla ou trio nas visitas aos pacientes. O objetivo é servir ao próximo e tornar-se agente de transformação nos centros médicos.  



Mais do ACidade ON