Aguarde...

cotidiano

Testes da vacina contra covid começam na quinta em Ribeirão

Os estudos para comprovar a eficiência da vacina começaram no dia 21 de julho, no Brasil

| ACidadeON/Ribeirao

Testes de vacina contra o coronavírus começaram na terça (21), em São Paulo (Foto: Governo de São Paulo/Divulgação)
 
Os testes clínicos da vacina contra o coronavírus (covid-19) terão início no HC-RP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto), na próxima quinta-feira (30), segundo a secretaria estadual da Saúde. Na cidade, serão 500 voluntários na fase inicial dos estudos.  

Os testes são coordenados pelo Instituto Butantan em 12 centros de pesquisa espalhados pelo Brasil e terá a participação de 9 mil pessoas. A expectativa que essa fase seja concluída entre o final de outubro e o início de novembro.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE RIBEIRÃO PRETO
 
O primeiro centro a testar a Coronavac em voluntários foi o Hospital das Clínicas de São Paulo, na última terça-feira (21). O potencial imunizante da vacina está em fase final de pesquisa por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa farmacêutica chinesa Sinovac Life Science.  

Esta vacina é uma das mais promissoras do mundo no combate ao coronavírus. De acordo com o Butantan, a sua incorporação ao sistema de saúde deve ocorrer mais facilmente. O laboratório asiático já realizou testes em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2.  

Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra o coronavírus. Caso a vacina seja aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  

Os passos seguintes serão o registro da vacina pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e distribuição em todo o Brasil.  

Leia mais:
Vestibular: vacina da covid tem 4 candidatos por vaga em Ribeirão


Mais do ACidade ON