Aguarde...

cotidiano

Intensivista do HC é o primeiro a receber vacina contra covid

Estudo que avalia a eficácia da vacina contra o novo coronavírus foi iniciado nesta quinta-feira (30) em Ribeirão Preto; veja vídeo

| ACidadeON/Ribeirao

Ademir Meca é o primeiro a receber a vacina em Ribeirão (Imagem: Reprodução)
Ademir Meca, intensivista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, foi o primeiro a receber a vacina contra a covid-19, nesta quinta-feira (30), em toda a cidade. Ele faz parte dos 500 voluntários que participarão do teste de eficácia da fórmula.  


Em vídeo, o momento que deu início ao estudo clínico da Coronavac no município foi registrado e descrito pela pessoa que aplicou a dose como "a aplicação mais importante da minha vida" (assista o vídeo completo abaixo do texto).

O Instituto Butantan, responsável pelo experimento no Brasil, também comentou a iniciativa e reforçou, em nota, que o HC foi o primeiro centro de pesquisa do interior de São Paulo a iniciar os testes.  

Ao todo, 9 mil candidatos serão vacinados em 12 polos espalhados pelo País. Esses voluntários serão acompanhados por um ano para provar que a imunização contra o novo coronavírus é eficaz. 

 
MAIS: Covid: Vacina entra em testes nesta quinta (30) em Ribeirão  

  
"A testagem coordenada pelo Butantan deve ser concluída entre o final de outubro e o início de novembro [...]. O imunizante desenvolvido pela Sinovac Life Science é um dos mais promissores do mundo porque utiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outras vacinas. Sua incorporação ao sistema de Saúde deve ocorrer mais facilmente", explicou o Instituto. 

Caso seja aprovada, a Sinovac e o centro de pesquisa vão firmar um acordo de transferência da tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito pelo SUS (Serviço Único de Saúde). Os próximos passos, no entanto, dependem dos resultados do experimento.  




Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON